

O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 5 e 6 de abril, enólogos e especialistas que provaram 49 vinhos tintos, 38 vinhos brancos e 17 vinhos rosé, para dois concursos que vão premiar o Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo.

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri, que contou com mais dez provadores – Carlos Sardinha, Pedro Gil, Helena Mira, Verónica Machado, Francisco Cruz Ferreira, Alice Simões, Romeu Gonçalves, Rita Conim, Gisela Machado e Carmen Santos.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que tem sede no concelho, “estes concursos fazem já parte do calendário de muitos produtores”, destacando a “presença de 25 produtores do concelho entre os 51 que apresentaram amostra a concurso”.
Segundo o autarca, os dois concursos são “uma oportunidade para os produtores, as casas agrícolas, as cooperativas da região e as marcas testarem os seus vinhos, para os divulgarem junto de técnicos e enólogos e para os promoverem junto do público, mas também junto dos órgãos de comunicação social que divulgam os resultados que apresentaremos na Festa do Vinho”. “A relevância da iniciativa é notória pela participação crescente dos produtores que se apresentam com cada vez mais amostras”, acrescenta Pedro Ribeiro.
Sérgio Oliveira, técnico municipal da área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo e enólogo, um dos responsáveis pela organização do concurso, assegurou que “a qualidade dos vinhos apresentados a concurso, que tem sido uma constante ao longo dos anos, volta a marcar a edição de 2017. Este ano contamos com mais vinhos em cada uma das categorias e com mais produtores a concurso –, o maior número de sempre”.
A Câmara Municipal do Cartaxo tem vindo, nos últimos anos, a solicitar o apoio de instituições de ensino, permitindo aos alunos uma experiência de aprendizagem e partilha com os profissionais que integram o júri dos concursos. Neste contexto, as provas dos concursos contaram com a participação de alunos do Curso de Viticultura e Enologia da Escola Secundária do Cartaxo, assim como de alunos do Curso de Restauração – Restaurante/Bar, da Escola Profissional do Vale do Tejo. “A recetividade das instituições de ensino e dos professores ao desafio que a autarquia lhes propôs foi imediata”, destaca Pedro Ribeiro, realçando a elevada responsabilidade que os alunos têm demonstrado no decorrer das provas.
O Concurso contou ainda com o apoio de Eduardo Abade, responsável pelo sistema informático de classificação dos vinhos e dos técnicos da área de informática do município. A logística necessária para os dois dias de provas ficou a cargo dos trabalhadores do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo. A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos terá lugar no âmbito da Festa do Vinho do Cartaxo, que decorre de 28 de abril a 1 de maio deste ano, no Pavilhão Municipal de Exposições.



















