Pedro Folgado em exclusivo: “Tiago Pedro seria uma mais valia no executivo liderado por João Nicolau”

Pedro Folgado afirmou em entrevista ao Fundamental, e citamos o autarca, que "Tiago Pedro seria uma mais valia no executivo liderado por João Nicolau". Esta afirmação foi proferida durante a última entrevista que o ainda presidente da autarquia de Alenquer concedeu ao Fundamental Canal enquanto detentor do cargo.

Pedro Folgado afirmou em entrevista ao Fundamental, e citamos o autarca, que “Tiago Pedro seria uma mais valia no executivo liderado por João Nicolau”. Esta afirmação foi proferida durante a última entrevista que o ainda presidente da autarquia de Alenquer concedeu ao Fundamental Canal enquanto detentor do cargo, que doravante será ocupado por João Miguel Nicolau, presidente eleito a 12 de outubro e que tomará posse o mais tardar nos primeiros dias de novembro.

Esta afirmação de Pedro Folgado surge em resposta a uma pergunta de Nuno Cláudio no sentido de saber se o ainda presidente da autarquia acredita na possibilidade de Tiago Pedro vir a protagonizar um acordo com a nova equipa de gestão liderada por João Nicolau. Recordamos que o cenário resultante das últimas autárquicas determinou a eleição de 3 representantes do PS (Nicolau, o presidente; Paulo Matias e Cláudia Luís); de 2 elementos do TODOS (Francisco Guerra e Filipe Rogeiro); e ainda de Carlos Sequeira (CHEGA) e de Tiago Pedro (Independente).

Não havendo uma maioria absoluta, torna-se mais difícil o exercício de governação por parte de quem legitimamente venceu as eleições, ou seja, João Miguel Nicolau e o Partido Socialista. Para que haja um acordo de governação nesse sentido torna-se assim necessário estabelecer um entendimento entre o PS (3 mandatos) e pelo menos algum dos 4 restantes mandatados pelo povo, sendo que Nicolau já terá descartado a possibilidade de sequer tentar qualquer aproximação ou entendimento com o Carlos Sequeira do CHEGA.

Assim sendo restam as possibilidades Guerra, Rogeiro e Tiago Pedro. Quando questionado sobre a possibilidade de um acordo com o seu antigo vice-presidente, Pedro Folgado afirmou: “A equação terá de ser sempre vista pelo interesse de Alenquer. Se o João se centrar no João e o Tiago se centrar no Tiago, se calhar não haverá ambiente para um entendimento”, opinou Folgado, que admitiu nunca ter enfrentado um cenário semelhante porque, recordamos, venceu sempre as eleições em que participou com maiorias absolutas.

Pedro Folgado acrescentou: “Se ambos tentarem relevar essas diferenças e pensarem num bem maior, que é Alenquer, poderá haver entendimento, mas se tal não for conseguido quem ficará prejudicado serão os munícipes de Alenquer, porque o executivo conseguirá fazer muito pouco”. O ainda presidente acrescentou: “Admito que para o Tiago Pedro não será uma decisão muito fácil, tal como também não será para o João Nicolau, mas se houver acordo o mesmo terá de ser muito bem comunicado no sentido de realçar o benefício que há para Alenquer”. Poderá ver a entrevista na íntegra já amanhã, quarta-feira. Aqui no Fundamental Canal.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR