
O programa ‘Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho’ vai decorrer durante todo o mês de setembro no horário de funcionamento do Museu do Vinho. A iniciativa perspetiva a possibilidade de vivenciar experiências diferentes a todos aqueles que queiram desfrutar do melhor que uma Alenquer vitivinícola de alma e coração tem para oferecer.
De 1 a 30 de setembro em Alenquer o leitor conta com a possibilidade de apreciar a exposição de pintura ao encargo de Diogo Amaro. “Trata-se de uma mostra que não se centra exclusivamente na temática vitivinícola e que constitui uma oportunidade para valorizar a criação artística contemporânea e o talento local, diversificando a programação cultural associada ao ciclo e proporcionando novos olhares sobre o território”, refere fonte da autarquia.
A 6 de setembro terá lugar o Jantar na Vinha. “Terá um encanto como poucos”, afirma a mesma fonte, que acrescenta: “Na Vinha com Coleção Ampelográfica os participantes são convidados viver uma noite mágica no coração de um vinhedo situado no Areal pela proximidade do Museu do Vinho e por ser um local onde está plantada as videiras autóctones da nossa região, um património de grande valor para o território”.
A experiência inicia-se com receção aos participantes ao pôr do sol acompanhada de uma breve visita à vinha e explicação sobre a história e características da mesma. Segue-se um jantar vínico ao ar livre, no cenário envolvente das vinhas, com um menu de inspiração regional cuidadosamente harmonizado com vinhos locais selecionados pelo produtor anfitrião. A animação musical fica a cargo de Pedro Espada.
A Alma do Vinho é por excelência a homenagem mais representativa aos produtores vitivinícolas de Alenquer e da região, entusiastas de vinho ou apenas curiosos durante quatro dias por ano. A entrada diária no evento, que se cumpre entre 11 e 14 de setembro, garante-lhe um número alargado de experiências e a possibilidade de provar cerca de 300 referências vínicas. Já o Passeio pedestre pelas vinhas com ponto de encontro na Casa Santos Lima permitir-lhe-á conhecer a marcante paisagem de Aldeia Galega a 13 de setembro. Depois da caminhada haverá uma prova do vinho Azulejo.
A 19 de setembro a autarquia reforça o convite: “Numa Noite de Fados – Entre Taças e Guitarras, sugerimos-lhe que passe um serão de eloquência no Museu do Vinho que propicie e evoque o enredo entre a música e vinho, duas artes que se complementam”. Promete. E a Quinta de Portas Abertas terá lugar a 21 de setembro e dar-lhe-á a oportunidade de conhecer a Quinta de Valle Mourisco, num roteiro de duas horas por um local edificado no início do século XVIII.
Finalmente a 27 de setembro o Parque de Estacionamento do Areal recebe uma sessão de Cinema ao Ar Livre com a exibição do filme Bottle Shock (Duelo de Castas, em português). “Mais do que um momento de lazer, esta iniciativa que conta com a colaboração da Associação Lavarinta pretende aproximar a comunidade da cultura vitivinícola através do cinema, reforçando a identidade do território”, remata a mesma fonte da autarquia de Alenquer. Aqui fica o programa completo deste evento:























