
Tudo o que é bom e bonito também tem um fim. O passado dia 30 de dezembro assinalou o epílogo de mais uma edição do “Alenquer, Presépio de Portugal”, ciclo temático natalício que o município local promove todos os anos, e a autarquia fez hoje o balanço da iniciativa: “Magia e tradição voltaram a fundir-se numa edição que trouxe de volta o parque temático de Natal”, referem os autarcas de Alenquer.
Tratou-se de um megacomplexo em espaço natural com a maior área coberta de todos os parques do género no país. Durante um mês houve em Alenquer atividades para todas as idades, a grande maioria delas em interiores, o que permitiu de certa forma amenizar os efeitos das intempéries sentidas na região ao longo do mês. Foi assegurada pela autarquia a melhor experiência possível.

“Apesar das condicionantes meteorológicas, o primeiro balanço aponta para um número de visitantes próximo dos 25 mil visitantes apenas no parque temático, indicador que supera as previsões do município e até os registos de 2019, última edição com parque temático”, refere fonte da autarquia em comunicado à imprensa. A mesma fonte assegura: “cerca de 80% foi proveniente de fora do concelho, prova de que o natal de Alenquer é cada vez mais uma referência nacional também neste capítulo”.
A pista de gelo natural, o carrossel, o circo de Natal ou ainda o pai natal e a sua fábrica de brinquedos foram capazes de fazer as delícias dos mais pequenos, ainda que a oferta se alargasse a toda a família. “O sucesso passou precisamente por aí, complementar o programa infantil com atividades para outras idades a um preço bastante acessível, por comparação com outros ciclos temáticos espalhados pelo país”, complementa Rui Costa, vereador da cultura no município de Alenquer.
“Tivemos o dezembro com mais chuva deste século, segundo o IPMA, e mesmo assim obtivemos estes números fantásticos. Nunca estamos verdadeiramente satisfeitos, pois sonhamos sempre muito alto, mas tivemos mais de 25 mil entradas em apenas três fins de semana. Só podemos estar muito satisfeitos e orgulhosos com os resultados deste projeto de Natal”, acrescentou o autarca.
Um trilho iluminado guiou os visitantes para uma espécie de mundo de Natal paralelo, com mercado, diversões, exposições ou mesmo visitas guiadas ao icónico presépio da vila. O Museu do Presépio mereceu a especial atenção dos visitantes, batendo mesmo o recorde de visitas num mês. “Foi importante para comércio e restauração, cujo mês de dezembro foi economicamente muito interessante e significativo para todos”, disse ainda Rui Costa.
A autarquia de Alenquer assegura que a edição de 2022 do “Alenquer, Presépio de Portugal” teve bem presente a necessidade de redução de consumos energéticos, com o município a assumir desde o início o compromisso de reduzir em cerca de metade os consumos, cumprindo assim a meta de 30% de redução recomendada pelo Governo.
A próxima edição trará novidades, e Costa explica de onde vem a inspiração: “Nas últimas semanas percorremos praticamente todos os projetos de Natal no país e vários em Espanha, partilhando e aprendendo com os outros, para podermos desenhar um novo projeto que esperamos que seja ainda mais inovador e ousado que os anteriores para o regozijo e usufruto de todos”. Como o tempo passa num instante, não tarda nada estaremos de novo lá.