“Alenquer Terra da Vinha e do Vinho”: iniciativa despertou interesse de público mais jovem

O ciclo temático terminou no passado dia 5 de outubro e o balanço feito aponta para uma adesão cada vez mais diversificada, Este ano o evento foi capaz de atrair um público mais jovem.

O ciclo temático terminou no passado dia 5 de outubro e o balanço feito aponta para uma adesão cada vez mais diversificada, tanto no tipo de públicos como na proveniência dos mesmos. A autarquia destaca que o “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho” este ano foi capaz de atrair um público mais jovem.

Relembre-se que a edição de 2021 foi ainda pautada por algumas restrições resultantes do contexto pandémico. “O evento decorreu em segurança, contando com uma forte adesão“, assegura Pedro Folgado, presidente reeleito da Câmara de Alenquer. À agenda inicialmente prevista foram entretanto acrescentadas outras duas datas em virtude do luto nacional pela morte do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que obrigou ao adiamento das atividades agendadas para 11 e 12 de setembro.

Já o leque de iniciativas no âmbito deste evento foi vasto, com oferta gastronómica, desportiva e cultural. Jantares vínicos, passeios pedestres e de BTT nas vindimas, noite rosé, wine sunsets ou vinhos na vila foram alguns dos eventos em destaque. No âmbito cultural, a peça de teatro “Arlequim” revelou-se também um sucesso, registando lotação esgotada em várias ocasiões. Por comparação com edições passadas, destacou-se a crescente adesão de não locais e também o já referido interesse reforçado dos públicos mais jovens.

Este indicador deixa patente a importância que o ciclo temático “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho” assume no concelho de Alenquer e em toda a região, que tem aí uma montra para apresentar o que de melhor se produz na indústria vitivinícola“, refere Rui Costa, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer, em balanço efetuado à iniciativa.

Costa acrescentou: “Esta iniciativa procura ter um papel potenciador, que faça com que as pessoas procurem Alenquer por esta característica singular, ficando desta edição a ideia de que em Alenquer não é preciso muito para criar um bom ambiente“. O vereador pormenorizou: “Seja em que espaço for, este evento começa a criar um elã muito interessante e a gerar um potencial que obrigará à união de todos”.

Rui Costa falou ainda da adesão de novos públicos: “Há meia dúzia de anos era quase impensável ver jovens a quererem provar e a quererem saber mais sobre os vinhos, mesmo que questões triviais, e era difícil ver uma senhora sozinha de copo na mão a provar dez vinhos. Isso mostra que existe uma cultura para a identificação das pessoas com o consumo (moderado) de vinho”, concluiu o autarca, que adiantou ainda que cerca de 60% das inscrições para os vários eventos teve origem em pessoas fora do concelho.

Alguns dos momentos mais marcantes da edição de 2021 do “Alenquer Terra da Vinha e do Vinho” (reportagem fotográfica)

;