
As imagens que captámos há minutos são bem esclarecedoras: o rebentamento de uma conduta transformou no inicio desta tarde de quarta-feira parte da cidade de Vila Franca de Xira num imenso mar de água e de lama. A rua António Lúcio Batista, que tivemos oportunidade de fotografar, estava no estado que as imagens documentam.
O rebentamento da conduta ocorreu por volta das duas horas e trinta minutos desta quarta-feira, portanto há cerca de pouco mais de uma hora em relação ao momento em que noticiamos. E em muito poucos minutos a água invadiu esta artéria da cidade, espalhando-lhe depois pela estrada nacional 10 e pela Rua Alves Redol. A mesma torrente de água invadiu a Rua António Sérgio e alagou a estrada de Povos.

Algumas lojas, comércios e cafés que o Fundamental contactou nestes últimos minutos dão conta de um susto tremendo: “De repente começámos a ver esta torrente de água, com calhaus e lixo à mistura, e ficámos alarmados”, conta-nos uma empresária com estabelecimento na Rua António Lúcio Batista. Bocados significativos de asfalto foram arrancados com a força da água, que arrastou automóveis e inundou caves e parqueamentos.
Entretanto a situação de ruptura já foi resolvida pela autarquia de Vila Franca de Xira, sendo visível um veículo pesado da Câmara Municipal que se encontra cheio de “calhaus” e outros entulhos que foram arrastados pela imensa torrente. Nas ruas, e depois da água se ter infiltrado e “desaparecido” são visíveis quantidades consideráveis de lixo, pedras e outros entulhos. Ainda não foram reportados quaisquer danos materiais em estabelecimentos ou veículos automóveis, mas será de prever que os mesmos venham a ser reclamados nos próximos dias, após o balanço deste incidente.
O Fundamental obteve um esclarecimento da autarquia de Vila Franca de Xira em relação a este incidente. O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira confirmou que o abastecimento de água a toda a cidade sede de concelho não está colocado em causa e assegurou igualmente que a Empresa EPAL recorrerá ao seguro para cobrir todos os eventuais danos que venham a ser reclamados no âmbito deste incidente.