Alenquer: Nicolau afirma já estar a preparar o arranque da empresa de gestão de águas e resíduos

O presidente da Câmara de Alenquer confirmou há minutos que o executivo já está a trabalhar na criação da empresa que futuramente vai gerir o setor das águas e da recolha de resíduos no concelho. A afirmação foi produzida durante a reunião de câmara que está a decorrer em Abrigada, em resposta a uma intervenção no período aberto ao público do antigo vereador Ernesto Ferreira.

O presidente da Câmara de Alenquer confirmou há minutos que o executivo já está a trabalhar no sentido de criar a empresa que futuramente vai gerir o setor das águas e da recolha de resíduos no concelho. A afirmação foi produzida durante a reunião de câmara que está a decorrer no salão nobre da sede de Junta de Freguesia de Abrigada, a primeira sessão descentralizada da história destas reuniões dos eleitos no Município de Alenquer.

A questão da empresa que futuramente cuidará da gestão da distribuição da água ao domicílio e da recolha de resíduos sólidos urbanos foi trazida à reunião no período aberto ao público pelo antigo vereador comunista Ernesto Ferreira, que na última eleição não conseguiu assegurar presença no executivo municipal. Ernesto está acompanhado nesta reunião por José Manuel Catarino, outro histórico da CDU, antigo vereador e deputado na Assembleia Municipal sempre eleito pela Coligação Democrática Unitária.

A este propósito, Ernesto Ferreira relembrou que, na sua opinião, a empresa municipal que dará seguimento à gestão que agora é levada a cabo pela concessionária Águas de Alenquer deveria começar a ser preparada e estruturada já durante o atual mandato. O antigo vereador comunista relembrou igualmente que no inicio do seu primeiro mandato (em 2017) sugeriu a realização destas reuniões do executivo camarário descentralizadas para as diversas freguesias. Em resposta a Ernesto Ferreira João Nicolau, o presidente da Câmara de Alenquer, assegurou que está em andamento o processo de criação da empresa municipal que a partir de 2033 dará continuidade à gestão do setor da água e da recolha dos resíduos sólidos.

Nesta primeira reunião descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Alenquer o vereador Tiago Pedro (Movimento Alenquer Independente) não esteve presente e foi substituído por Nuno Flores, o número dois do MAI na lista que concorreu à Câmara a 12 de outubro de 2025. Em Abrigada no salão nobre da Junta de Freguesia estão presentes várias dezenas de pessoas a assistir a esta reunião, não obstante o dia e a hora a que a mesma está a ter lugar (segunda-feira de manhã, como de resto é hábito no contexto das reuniões deste organismo), dia normal de trabalho, o que ainda assim não impediu a presença assinalável de munícipes a presenciar a sessão de trabalho.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR