Alenquer: investimento superior a 6 milhões reforça melhoria no abastecimento de água no concelho

A Empreitada de Reabilitação e Ampliação do Sistema de Alenquer IV está concluída e representa um investimento superior a 6 milhões de euros. "Trata-se de um investimento estruturante que permite melhorar o abastecimento em alta também ao município de Alenquer", referem EPAL e autarquia em comunicado conjunto.

A Empreitada de Reabilitação e Ampliação do Sistema de Alenquer IV está concluída e representa um investimento superior a 6 milhões de euros. “Trata-se de um investimento estruturante que permite melhorar o abastecimento em alta aos municípios de Alenquer, Mafra, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, de acordo com as melhores práticas do século XXI, tendo sido concebido em estreita articulação com os municípios servidos”, referem EPAL e Município de Alenquer em comunicado conjunto.

De acordo com a mesma fonte esta intervenção, e citamos, “garante elevados padrões de qualidade da água, eficiência operacional e resiliência do sistema, constituindo um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida das populações servidas”.

A infraestrutura agora concluída e em exploração assume-se como uma alternativa ao Aqueduto Alviela, que é o mais antigo da EPAL com mais de 150 anos de funcionamento contínuo. A nova infraestrutura permite um abastecimento mais seguro e eficiente, nomeadamente através da criação de uma reserva adequada às atuais exigências de exploração.

Já a empreitada redundou num investimento total de 6,3 milhões de euros e incluiu a reabilitação da conduta de Alenquer numa extensão de 3 600 metros, a execução de 4 100 metros de novas condutas, a ampliação em 500 m³ do reservatório de Alenquer IV e ainda intervenções nos pontos de entrega de água em Casais da Marmeleira e Casal Machado.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR