Alenquer: presidente Nicolau inicia mandato a reduzir os impostos a pagar pelos alenquerenses

O executivo liderado pelo autarca de Olhalvo decidiu estabelecer uma redução nos impostos a pagar pelos habitantes do concelho de Alenquer. A proposta foi apresentada pela equipa liderada por Nicolau e aponta para a redução do IMI e da variante do IRS correspondente ao município.

Fotografia: Diogo Matias

O primeiro Orçamento da era “João Nicolau” na qualidade de presidente da Câmara de Alenquer foi aprovado esta quarta-feira ao mesmo tempo que o executivo liderado pelo autarca de Olhalvo decidiu estabelecer uma redução nos impostos a pagar pelos habitantes do concelho. A proposta foi apresentada pelo executivo socialista e aponta para a redução do IMI e da variante do IRS correspondente ao município.

Desta forma a redução da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos estabelece o mesmo em 0,36%. De igual modo a diminuição da participação variável do município no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) cifra o valor em 4,7%. “Estas decisões traduzem a opção por uma descida gradual da carga fiscal sobre os rendimentos das famílias e por um quadro de estabilidade para a tributação das empresas do concelho”, refere o presidente da autarquia de Alenquer recentemente eleito.

Acrescente-se que esta decisão de baixar os impostos foi partilhada por Tiago Pedro, que votou favoravelmente as mesmas, ao passo que PSD e CHEGA (Francisco Guerra, Filipe Rogeiro e Carlos Sequeira) abstiveram-se nas votações destes pontos. Destaque ainda para a manutenção da taxa de Derrama, uma decisão também apoiada pelo vereador do Movimento Alenquer Independente (Tiago Pedro) e aprovada com nova abstenção dos vereadores do PSD e do CHEGA.