Alenquer Presépio de Portugal promete melhor programação de Natal para todas as idades

Está de volta e não há como nega-lo: aquece corações e desperta o espírito de natal como nenhuma outra localidade em Portugal. De 30 de novembro a 6 de janeiro regressa ao coração da vila de Alenquer o Natal mais autêntico do país com a programação do "Alenquer Presépio de Portugal".

Está de volta e não há como nega-lo: aquece corações e desperta o espírito de natal como nenhuma outra localidade em Portugal. De 30 de novembro a 6 de janeiro regressa ao coração da vila de Alenquer o Natal mais autêntico do país com a programação do “Alenquer Presépio de Portugal”. Partindo de uma tradição com muitos anos a vila alenquerense reforça o seu nome enquanto Presépio de Portugal.

A iniciativa já é um clássico em Alenquer, naquele que se traduz no evento mais mágico do ano que envolve a vila num ambiente de alegria, luz e esperança. Na encosta volta a erguer-se o autêntico e imponente Presépio Monumental, criado em 1968 em homenagem às vítimas das cheias de um ano antes e que hoje é o símbolo maior da identidade local. É nesse cenário único que já no próximo domingo pelas 22h30 milhares de pessoas voltarão a assistir a um espetáculo piromusical que iluminará o céu com uma chuva incandescente e cores brilhantes.

Será o pontapé de saída de uma programação que decorre até 6 de janeiro e que inclui pista de gelo, peças de teatro, atividades circenses, mercadinho de Natal, livraria de natal, carrossel, concertos, parque de diversões dos duendes, exposições, presépios e muitas outras experiências para todas as idades. Como sublinha a vereadora com o pelouro da Cultura, Cláudia Luís, “a programação vai suceder no coração da vila de Alenquer com o Presépio Monumental a pintar a nossa melhor paisagem”.

Cláudia Luís acrescenta neste contexto: “Preparámos atividades para todas as idades, dos mais pequeninos aos mais crescidos. Contamos com todos para esta bonita quadra”, aproveita a autarca para convidar. O comboio de natal, outra das atrações da época e de frequência gratuita, volta a ser uma realidade para ligar todas as atividades. E vão ser 19 os pontos de interesse diferentes em 14 locais da vila presépio de Portugal.

O município agora presidido por João Miguel Nicolau volta a dar corpo à tradição e promove uma vez mais os concursos de presépios, iniciativa que preserva o património cultural, reforça o sentido comunitário nas 11 freguesias e recorda todos os anos a história do Presépio Monumental, ligado à homenagem às dezenas de vítimas na sequência da tragédia de 1967. Os concursos apresentam três categorias de participação, com prémios num total de 3.200 euros, valorizando a criatividade dos alenquerenses e a identidade do território.

O espírito natalício estende-se ainda ao comércio local com a 10.ª edição do concurso “Alenquer+Natal é no Comércio Tradicional”, promovido em parceria com a ACICA. Entre 2 e 29 de dezembro e por cada 10 euros em compras nas lojas aderentes os clientes recebem uma senha habilitada a prémios num valor total de 4.050 euros. Os comerciantes podem inscrever-se gratuitamente até 28 de novembro com as senhas preenchidas a deverem ser depositadas nas tômbolas distribuídas pelas freguesias, culminando no sorteio de 3 de janeiro de 2026.

A tradição não se cumpre sem a magia da noite de 5 para 6 de janeiro de 2026, quando Alenquer volta a viver o secular Pintar e Cantar dos Reis. Grupos de reiseiros percorrem caminhos, ruas e largos entoando versos que anunciam a boa nova enquanto portas e muros recebem as tradicionais inscrições alusivas aos Reis Magos. Num ambiente marcado pela sobriedade e pelo encontro entre gerações, esta manifestação profundamente enraizada no concelho e candidata a Património Mundial da UNESCO celebra uma tradição local e reforça o espírito comunitário que distingue Alenquer, encerrando com emoção a programação do Presépio de Portugal.

Já o Presépio Monumental, que se ergue todos os anos na encosta e que acolhe visitas guiadas, mantém-se como um dos ex-libris destas celebrações lembrando a cada visitante a homenagem às vítimas das cheias de 1967. As suas figuras iluminadas moldam a paisagem emblemática que há décadas faz de Alenquer o verdadeiro Presépio de Portugal, atraindo milhares de pessoas e perpetuando a memória de um território que encontra na tradição o brilho do seu Natal.