
É a primeira entrevista do novo Presidente da Câmara Municipal de Alenquer após a tomada de posse, que decorreu a 1 de novembro. João Miguel Nicolau tem por esta altura 14 dias de exercício do cargo para o qual foi eleito pelos alenquerenses num cenário de maioria relativa que está a marcar o inicio do atual mandato mas que não condiciona o otimismo e a determinação do novel timoneiro da edilidade.
Nesta sua primeira entrevista na qualidade de presidente da autarquia João Miguel Nicolau revela que havia disponibilidade por parte do PS para partilhar pelouros com o PSD (TODOS), não tendo havido reciprocidade neste contexto do lado social democrata. Com o CHEGA essa possibilidade estava à partida colocada de lado, devido a uma diretriz do Partido Socialista que se baseia nas diferenças ideológicas. E que o PS de Alenquer naturalmente segue, ressalvando Nicolau o respeito por Carlos Sequeira, seu colega de executivo.

Já com Tiago Pedro não houve sequer tentativa de entendimento, porquanto o presidente da autarquia explica que ficou a saber da indisponibilidade do vereador do MAI para assumir quaisquer pelouros “pela comunicação social”, mesmo antes de haver quaisquer contactos que pudessem eventualmente abrir uma porta nesse sentido. “Estávamos preparados para o cenário de maioria relativa; durante a campanha alertei para a possibilidade muito forte de não termos maioria absoluta”, relembra João Miguel Nicolau.
De resto o autarca afirma que a descentralização de reuniões do executivo a cada dois meses é uma medida interessante e um passo positivo na aproximação dos eleitos às pessoas e ao território. E garante que a sua postura “elevada e cordata”, elogiada pela oposição aquando da realização da primeira reunião de câmara, não resulta de uma estratégia; antes, e citamos Nicolau, “é a minha forma de estar na política e na vida”.
Nicolau elogiou ainda os funcionários municipais no seguimento da pergunta de Nuno Cláudio em relação ao estado em que encontrou os serviços da Câmara Municipal de Alenquer. “As minhas expetativas foram ultrapassadas com o profissionalismo e a dedicação dos serviços municipais”, afirma o novo presidente da autarquia alenquerense, que está claramente perante o grande desafio da sua vida, revelando estar motivado e determinado a “fazer muito trabalho” no Concelho de Alenquer.




















