
Intitula-se “Green Opportunities” e significa a estreia do Agrupamento de Escolas do Alto Concelho de Azambuja no programa Erasmus+. A viagem à Eslovénia decorreu entre 19 e 25 de outubro e Dolenjske Toplice foi o cenário “de uma mobilidade internacional repleta de experiências inesquecíveis no âmbito do projecto Erasmus+”, revelou ao Fundamental a professora Isabel Revés, coordenadora do Projeto.
A escola local – Osnovna sola Dolenjske Toplice – recebeu com entusiasmo os participantes, proporcionando uma imersão única nas práticas ambientais, culturais e educacionais da região. Este evento envolveu professores e alunos de diversos países desde a Eslovénia a Portugal, passando pela Roménia e pela Turquia, todos comprometidos com a promoção de um futuro mais verde e sustentável.

Ao longo da semana as actividades na escola focaram-se em temas relacionados com o ambiente. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar soluções ecológicas e refletiram sobre práticas sustentáveis e sobre a importância da preservação ambiental. “Uma das actividades mais marcantes foi a construção de maquetes de salas de aula ao ar livre, uma abordagem inovadora que combinou dinâmicas de empreendedorismo, educação e natureza, desafiando os intervenientes a pensar sobre os problemas da sala de aula tradicional e de como o ambiente físico poderá influenciar a aprendizagem e a criatividade”, afirmou ainda a Professora Isabel Revés.
Outro momento significativo foi o job shadowing, em que professores e alunos tiveram a oportunidade de observar aulas e trocar experiências com os colegas eslovenos sobre como integrar práticas mais sustentáveis no currículo escolar. Durante a semana também houve tempo para explorar alguns pontos turísticos. “A visita a Ljubljana, a capital da Eslovénia, assim como ao Lago Bled, um dos locais mais icónicos do país, proporcionaram sem sombra de dúvida uma experiência fascinante que irá ficar marcada na mente de todos os que dela usufruíram”, revela Isabel Revés.
O encerramento da mobilidade foi marcado por momentos emocionantes e promessas de um reencontro futuro. Isabel Revés antecipa: “Este passará também por Manique do Intendente, onde iremos certamente dar a conhecer a nossa região, nomeadamente o Paul – o ecossistema de zona húmida mais rico em biodiversidade do Concelho de Azambuja e fonte inesgotável de aprendizagens –, esperando que até lá possamos orgulhosamente mostrá-lo classificado como Reserva Natural Local”.
Isabelk Revés fez um agradecimento especial, e citamos a docente, “à Câmara Municipal de Dolenjske Toplice, à escola que nos recebeu, em especial à sua diretora, à coordenadora do projeto e às famílias anfitriãs que proporcionaram um ambiente acolhedor e estimulante, fazendo com que a mobilidade tenha sido tão bem sucedida; e por fim uma palavra de apreço à Câmara Municipal de Azambuja e à empresa Tradifana que também contribuíram para levar mais longe as belezas e os sabores da nossa terra”.























