Alenquer: jantar republicano lotou Centro de Eventos do Porto da Luz com Carneiro no apoio a Nicolau

O Centro de Eventos do Porto da Luz pareceu exíguo perante a quantidade de personalidades do Concelho de Alenquer que aderiram este ano ao já tradicional jantar republicano organizado anualmente pelo PS de Alenquer. O reforço do apoio ao candidato João Nicolau contou com a presença "de corpo e alma" de José Luís Carneiro, secretário-geral do partido.

O Centro de Eventos do Porto da Luz pareceu exíguo perante a quantidade de personalidades do Concelho de Alenquer que aderiram este ano ao já tradicional jantar republicano organizado anualmente pelo PS de Alenquer sempre a 5 de outubro. Em causa estava também o reforço do apoio ao candidato João Nicolau, que contou com a presença “de corpo e alma” de José Luís Carneiro, secretário-geral do partido.

O repasto foi antecedido de um momento de convívio que também serviu para dar tempo a José Luís Carneiro para chegar a Alenquer. O secretário geral socialista veio propositadamente de Aveiro para apoiar in loco João Nicolau e regressou ao Porto logo de seguida, a provar que estes cargos políticos de alta responsabilidade também exigem uma certa “pedalada” a quem os tutela. Carneiro chegou depois da hora prevista, mas veio de alma e coração apoiar o sucessor de Pedro Folgado na condição de candidato socialista.

Ao histórico Fernando Silva coube a missão de dar as boas vindas aos presentes. “Vivemos um momento de ataque à democracia por algum movimento direitista, e por essa razão teremos de continuar atentos aos ideais conquistados a 25 de abril e a 5 de outubro”, referiu o ainda presidente da Assembleia Municipal de Alenquer. “Para o ano espero que quem venha dar as boas vindas neste jantar seja o João Nicolau, já como presidente de câmara”, formulou o desejo Fernando Silva.

De resto o presidente da Assembleia Municipal de Alenquer não poupou elogios a Nicolau: “Conheço o João há muitos anos; é um diamante já lapidado, é apenas jovem na aparência”, elogiou Fernando. Nicolau devolveu a gentileza a Fernando Silva quando foi a sua vez de discursar: “É um exemplo de militância e de espírito democrático”. João Nicolau dirigiu-se depois a Pedro Folgado e referiu igualmente que está perante um desafio, citando Nicolau, o de “manter as tuas maiorias absolutas”.

“Não somos um grupo de amigos que se lembrou do Concelho de Alenquer a meia dúzia de meses das eleições, e não nos escondemos atrás de movimentos vazios”, picou ainda Nicolau, com endereço bem definido e GPS melhor apontado. Já Pedro Folgado tinha alinhado pelo mesmo diapasão aquando da sua intervenção minutos antes: “Aqui não nos escondemos atrás de logótipos, não temos vergonha do nosso partido”, afirmou o ainda presidente da autarquia, arrancando aplausos calorosos às centenas de presentes, tal como o fez Nicolau minutos mais tarde.

João Nicolau aproveitou o momento para relembrar alguns dos pilares do programa eleitoral da equipa que lidera, toda ela presente na sala: “Educação, saúde, mobilidade, gestão municipal e economia. Temos projeto, temos equipa e temos ambição”, assegurou ainda Nicolau perante um salão repleto, ainda sem Carneiro mas com todos os históricos do PS local presentes. “Só o PS tem um projeto e um programa sólido e por essa razão necessitamos de uma maioria também sólida, pois não podemos ter uma câmara fragmentada”, pediu ainda o candidato, que admitiu, e voltamos a citar Nicolau, que “mais do que um cargo, esta é a missão e o maior desafio da minha vida”.

E quando os convidados já tinham comido a sopa e o prato principal eis que chega ao Porto da Luz José Luís Carneiro vindo diretamente de Aveiro. Qual autêntico “papa léguas”, o secretário geral socialista não quis deixar de estar presente em Alenquer e presenteou Nicolau com mais uma leva de elogios: “Foi um excelente deputado na Assembleia da República, completamente comprometido com a sua região, pelo que eu não poderia faltar nem a Alenquer nem ao João Nicolau, que vai ser o próximo presidente da câmara”.

De resto, Carneiro jantou num ápice e voltou à estrada, desta vez no sentido inverso, já que o secretário geral do Partido Socialista iria dormir à cidade do Porto onde tinha de estar bem cedo na manhã desta segunda-feira para dar continuidade ao seu périplo eleitoral. No centro de eventos do Porto da Luz a festa socialista teve continuidade onde João Nicolau e a sua equipa voltaram a sentir o conforto do apoio massivo da família socialista. Para o ano há mais no tocante ao jantar republicano.

Imagens do evento (fotografias cedidas pela organização):

VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR