
O PSD de Alenquer poderá estar a poucos dias de declarar apoio formal ao TODOS na corrida para as eleições autárquicas. Na próxima sexta-feira vai haver reunião da concelhia e Cristina Inácio está totalmente inclinada para abdicar de uma candidatura própria a favor do apoio ao movimento liderado por Francisco Guerra. Para trás poderá fica a intenção de António Franco de ser candidato apoiado pelo partido do qual é vice-presidente, a não ser que nos próximos dias haja uma reviravolta épica na inclinação de Cristina Inácio, que pretende submeter à aprovação da distrital do Oeste esta aliança com o Movimento.
O regresso de Cristina Inácio à liderança da Comissão Política Concelhia a 7 de dezembro já fazia antever que o projeto da presidente do PSD de Alenquer para as autárquicas de 2025 passaria pelo apoio ao Movimento TODOS. Cristina Começou por apoiar Pedro Afonso e a anterior Comissão Política aprovou mesmo por unanimidade o nome de Afonso para candidato. Mas depois apareceu o TODOS e a líder do PSD ficou politicamente “caída” pelo novo Movimento. Desde então o PSD de Alenquer entrou em ebulição interna.

A anterior Comissão Política Concelhia acabaria por cair depois da demissão da maioria dos seus integrantes, insatisfeitos com o “volte face” de Cristina Inácio no tocante ao candidato do PSD à Câmara. Inácio deu então a entender que estava cansada e que não se revia mesmo no afã da política. Curiosamente voltaria a disputar as eleições para a nova Comissão Política; surgiu determinada e até chegou a afirmar que poderia ser ela própria a candidata a presidente da autarquia em representação do “seu” PSD.
A verdade é que desde então – mais concretamente desde 7 de dezembro – nada aconteceu no PSD local no tocante a novidades no contexto das autárquicas, pelo menos factos que fossem do conhecimento público. Começou a ganhar forma a suspeita de que a reeleita presidente dos social democratas estaria de novo em processo de aproximação ao TODOS. Recordamos que Francisco Guerra, o presidente do Movimento, afirmou ao Fundamental Canal que o TODOS só terá razão de existência com o apoio expresso e explícito do PSD.
No TODOS estão… todos à espera de ver no que vai dar a novela interna do PSD de Alenquer. O Movimento sabe que não tem capacidade para organizar candidaturas às freguesias do Concelho de Alenquer e está a contar com a estrutura do PSD para lograr alcançar esse objetivo. O Fundamental também sabe que este processo de constituição de listas nas freguesias é praticamente inexistente porque até hoje nada foi trabalhado nesse contexto. Nesse sentido os mentores do TODOS poderão ter uma desagradável surpresa.
Já o PSD arrisca-se a chegar a outubro de 2025 e não concorrer às autárquicas com a sua própria sigla, o que é por muitos considerado desastroso a curto ou médio prazo, sobretudo depois do mau resultado obtido em 2021 por Nuno Miguel Henriques. O único “projeto” da atual presidente do PSD de Alenquer parece assentar na ideia de parceria com o movimento liderado por Francisco Guerra. António Franco estava “mortinho” para ser o candidato do PSD e aceitou integrar a estrutura da atual concelhia com o propósito de que a escolha recaísse no seu nome. A própria Cristina Inácio afirmou que poderia ser ela a candidata do PSD. Afinal, tudo indica que vão TODOS para a(o) Guerra.