Azambuja: alcatrão vai chegar às estradas carenciadas do concelho a partir de 17 de fevereiro

O programa de reabilitação das estradas do Concelho de Azambuja foi apresentado na manhã desta sexta-feira 31 de janeiro numa sessão pública decorrida nos Paços do Concelho. O ponto alto da sessão foi a assinatura da consignação da obra por Silvino Lúcio e por Joana Pragosa, representante da empresa vencedora do respetivo concurso público.

O tão desejado manto de alcatrão vai chegar em força a algumas das vias mais carenciadas do Concelho de Azambuja. O programa de reabilitação destas estradas foi apresentado na manhã desta sexta-feira 31 de janeiro numa sessão pública decorrida em Azambuja. O ponto alto da sessão foi a assinatura da consignação da obra por Silvino Lúcio e por Joana Pragosa, representante da empresa vencedora do respetivo concurso público.

Este momento formal contou igualmente com a presença de vereadores e da Presidente da Assembleia Municipal, assim como de vários membros da respetiva Assembleia Municipal e presidentes das Juntas de Freguesia. A empreitada foi adjudicada por um valor global de 3 milhões e 703 mil euros e as obras desta empreitada irão arrancar no próximo dia 17 de fevereiro, tendo a sua conclusão prevista para o mês de outubro de 2025.

Já o plano contempla um conjunto de 52 estradas e arruamentos a intervencionar. Estas estradas foram definidas em articulação com as Juntas de Freguesia e o plano será executado por fases, sendo o cronograma delineado de acordo com a evolução dos trabalhos. “Trata-se de uma grande empreitada que intervirá em todas as freguesias, nas artérias identificadas como prioritárias a necessitar de recuperação”, reforça Silvino Lúcio.

Desta empreitada de reabilitação fazem parte trabalhos de fresagem e saneamento de pavimentos existentes, execução de bases e camadas de regularização e de desgaste em betuminoso, bem como intervenção nos sistemas de drenagem de águas pluviais. Em complemento estão ainda incluídas sinalização horizontal e vertical e lombas redutoras de velocidade.

Na primeira fase as obras começarão pela Estrada do Banco e D. Francisca (Azambuja), Rua dos Constâncios (Casais dos Britos), Rua dos Casaleiros (C.Britos), Rua Esteva Fernandes (C.Baixo), Rua Pina Manique e Rua Principal (de Manique do Intendente à Póvoa de Manique) e ainda a Rua Olival das Moças (Póvoa de Manique). “Oportunamente, serão divulgadas as fases seguintes”, garante fonte da autarquia.

Recordamos que em causa está uma extensa empreitada organizada em 3 lotes de acordo com o território do município, e com os seguintes prazos de execução de obra: lote 1 – área do “Baixo Concelho” (freguesias Azambuja e Vila Nova da Rainha) 270 dias; lote 2 – área do “Médio Concelho” (Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima e Vale do Paraíso) 240 dias; e lote 3 – área do “Alto Concelho” (Alcoentre e União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa) 270 dias.