
O Município de Alenquer e a Associação Geoparque Oeste irão apresentar um memorando de entendimento e uma carta de compromisso para a defesa do património geológico. O evento terá lugar a 6 de fevereiro pelas 17h30 e decorrerá nos Paços do Concelho. Recordamos que desde 2024 Alenquer integra a estrutura de gestão do Geoparque Oeste. Além de Alenquer, Óbidos também irá formalizar a candidatura para integrar esta estrutura no próximo ano.
Alenquer procura agora submeter a sua candidatura no último trimestre deste ano para garantir a entrada formal na estrutura intermunicipal. O município presidido por Pedro Folgado está comprometido em cooperar com os restantes pela dinamização de ações de intervenção, qualificação e valorização do território. O Geoparque Oeste nasceu em 2017 e conta atualmente com a integração dos concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, compreendendo uma área total de 1154 km2.

O primeiro passo desta parceria foi dado em 2021 com a assinatura do protocolo entre a autarquia alenquerense e a Associação Geoparque Oeste. “O objetivo primordial foi sempre a capacitação e dinamização da região Oeste de Portugal, onde Alenquer se insere”, revela fonte da autarquia. Em outubro último o Presidente Pedro Folgado e o vereador Paulo Franco marcaram presença na 17ª edição da Conferência Europeia de Geoparques.
Em março do ano passado o Geoparque Oeste obteve o reconhecimento oficial de entrada para a rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, tornando-se apenas o sexto em Portugal a obter a distinção depois do Geoparque Naturtejo, do Geoparque Arouca, do Geoparque Açores, do Geoparque Terras de Cavaleiros e do Geoparque Estrela.