Alenquer: quinta-feira terá lugar segunda sessão pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alenquer vai conhecer a 2ª sessão pública da primeira fase designada de "Caraterização e Diagnóstico". O evento terá lugar a 30 de janeiro a partir das 18 horas no edifício dos Paços do Concelho.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alenquer vai conhecer a 2ª sessão pública da primeira fase designada de “Caraterização e Diagnóstico”. O evento terá lugar a 30 de janeiro a partir das 18 horas no edifício dos Paços do Concelho. Recordamos que o PMUS foi apresentado publicamente a 10 de dezembro pela primeira vez à população. Os representantes do Município de Alenquer e a autora do documento dirigirão os trabalhos que voltarão a poder contar com a intervenção do público presente.

Fonte da autarquia refere a este propósito: “Depois do diagnóstico traçado, da discussão e da apresentação de alternativas que pretendem revigorar a mobilidade de todo o território de Alenquer, foi aberta uma janela de oportunidade já durante o mês de janeiro para a receção de propostas de melhoria do documento”. De acordo com o que o Fundamental apurou foram 15 os contributos rececionados que serão agora debatidos nesta 2ª sessão afeta à 1ª fase do projeto.

A Fase II – Estratégias de Intervenção do PMUS – encontra-se já a ser trabalhada e irá evidenciar os objetivos a atingir no futuro em termos de mobilidade, assim como a estratégia e planos de ação que devem ser adotados. O objetivo passa por melhorar a experiência da população no espaço público. O PMUS de Alenquer pretende ainda definir soluções sustentadas de mobilidade para a resolução de problemas relacionados com o tráfego automóvel, estacionamento e transportes coletivos.

“O documento engloba também as questões relacionadas com a promoção dos modos suaves, nomeadamente a circulação pedonal e ciclável, que possibilitem a adoção de políticas de gestão de mobilidade mais amigáveis, tornando simultaneamente o território mais humanizado”, complementa a mesma fonte da autarquia.