A autarquia de Alenquer decidiu homenagear os professores que lecionaram no município e que passaram à reforma neste ano de 2024. A iniciativa decorreu no edifício sede da autarquia e focou-se nos docentes que deixaram o ensino em escolas públicas no Concelho de Alenquer. Estes profissionais foram homenageados pela dedicação continuada de décadas às crianças e jovens. Recordamos que o próprio presidente Pedro Folgado é docente de profissão.
A sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos reuniu professores, pais e filhos, e também amigos e outras individualidades que quiseram prestar homenagem a quem dedicou uma vida a ensinar as futuras gerações nos Agrupamentos Escolares de Abrigada, Carregado e Damião de Goes. Todos os presentes foram agraciados com flores e uma recordação por parte do Município de Alenquer.
Pedro Folgado reconheceu os frutos “de um trabalho que aliou o conhecimento, o civismo, a disciplina, o pensamento crítico, o humanismo e a diversidade, entre tantas outras valências”. O Presidente do Município de Alenquer aproveitou para destacar o sentido de comunidade e o exemplo para a classe e para a população em geral. “Ao lecionar, passamos sempre um bocadinho de nós para os alunos; conseguir moldar pessoas e conseguir que elas possam ser alguém na vida. É muito gratificante rever antigos alunos e partilhar histórias”, referiu o autarca.
“Endereço a minha homenagem a todos aqueles que abraçaram a profissão de professor numa escola”, afirmou igualmente Pedro Folgado, numa cerimónia que também contou com a presença da vereadora Cláudia Luís: “Queremos agradecer de coração a todos os que se aposentaram neste último ano letivo. Deram muito de si enquanto pessoas, família e profissionais e marcaram a vida de muitas das nossas crianças. Esta singela homenagem é sobretudo um agradecimento”, acrescentou a responsável pela educação no Município.