Continua a saga do PSD de Alenquer no sentido da concelhia do partido procurar chegar a um patamar de alguma tranquilidade. As eleições internas realizadas no final deste último sábado determinaram a vitória da lista B, liderada por Cistina Inácio, que derrotou nas urnas a lista A de Francisco Bento por uns expressivos 31 votos contra 17. Só que Bento já garantiu: vai impugnar o ato eleitoral alegando irregularidades tanto na lista B como no próprio processo eleitoral.
Francisco Bento alega que a lista B de Cristina Inácio integrava um social democrata que comprovadamente não teria as cotas em dia para com o PSD, facto imprescindível para poder ter a legitimidade de integrar uma lista candidata a liderar a concelhia. Segundo consta, Eurico Borlido (presidente da Mesa do elenco diretivo ainda em funções, que “sobrou” da última direção) terá detetado que o militante não tinha as cotas em dia, e perante o facto optou por “riscar” o elemento da lista, um procedimento que não estará de acordo com as regras do partido.
A outra inconformidade alegada por Francisco Bento prende-se também com Eurico Borlido, que para além de presidente da Mesa da Concelhia ocupa o cargo de presidente do Conselho de Jurisdição Distrital do Oeste do PSD. Este organismo tem a função de fiscalizar os atos eleitorais que têm lugar nas concelhias do Oeste, da qual Alenquer faz parte. Bento alega que Borlido não pode presidir a um organismo que está encarregue de fiscalizar uma eleição na concelhia onde Borlido… também é presidente da Mesa.
Francisco Bento, recorde-se, é próximo do atual vereador Nuno Miguel Henriques, que esteve de candeias às avessas com as duas últimas comissões políticas que lideraram o PSD local, presididas por Pedro Afonso e por Cristina Inácio. Com Francisco Bento a liderar este organismo partidário local, é praticamente certo que Nuno Henriques volte a ser o candidato do PSD à presidência da Câmara de Alenquer.
Já Cristina Inácio não é explícita nos objetivos que tem para o PSD de Alenquer. Há poucas semanas apoiava sem reserva a candidatura de Pedro Afonso; em poucos dias deixou cair esse apoio e passou a “namorar” o Movimento Todos, para logo a seguir ser destituída da liderança do PSD local, tendo então afirmado não ter vida para a política e não se identificar com o contexto de luta partidária. E poucos dias depois regressa para liderar o PSD e afirma que poderá ser a candidata do partido à presidência da autarquia. Elucidativo quanto à natureza do “projeto” que Inácio tem para os social democratas locais.
Curioso o facto de Pedro Moreira ter marcado presença no ato eleitoral interno… do PSD que se realizou na tarde deste último sábado, na qualidade de representante da Lista B de Cristina Inácio na mesa de voto. Moreira, recorde-se, é militante do PSD e foi um dos grandes impulsionadores do Movimento TODOS, que pretende o apoio do PSD de Alenquer como condição determinante para assegurar a sua própria razão de existência.
No seguimento do pedido de impugnação deste ato eleitoral da concelhia local terá agora o poder de decisão o conselho de jurisdição nacional, que vai determinar se estas eleições serão consideradas válidas ou se, pelo contrário, o ato terá de ser repetido. Cristina Inácio diz que venceu democraticamente e de forma legal, e Francisco Bento alega até que foi mal tratado e ofendido no decurso da tarde de ontem e vai apresentar uma queixa ao Ministério Público visando um elemento da lista B de Cristina Inácio. TODOS e mais alguns em plena confusão e à espera no que isto vai dar…