Azambuja: Silvino Lúcio apela às grandes empresas para que paguem impostos no concelho

O Município de Azambuja organizou o 1º Almoço de Empresários do Concelho no passado dia 28 de novembro e teve como convidado de destaque Ricardo Arroja, presidente da AICEP O repasto contou também com a presença de uma centena de participantes das empresas dos mais variados setores da realidade económica sediada no concelho.

O Município de Azambuja organizou o 1º Almoço de Empresários do Concelho. O encontro teve lugar na acolhedora adega da Sivac em Aveiras de Cima no passado dia 28 de novembro e teve como convidado de destaque Ricardo Arroja, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal). O repasto contou também com a presença de uma centena de participantes representando várias dezenas de empresas dos mais variados setores da realidade económica sediada no concelho.

Fonte da autarquia refere, e citamos, que “esta iniciativa teve como objetivo proporcionar um tempo e um espaço de encontro entre diferentes agentes económicos, ocasionando alguns agradáveis reencontros e estimulando o estabelecimento de novos conhecimentos e contactos e o alargamento das redes de cooperação entre os empresários locais”. Na sua mensagem de boas-vindas, o Presidente da Câmara de Azambuja destacou-se ao apelar para a necessidade das grandes empresas liquidarem impostos no Concelho de Azambuja.

Silvino Lúcio destacou, e citamos o autarca, “a visão estratégica e de parceria para com os agentes económicos”, bem como o compromisso da autarquia com o investimento no futuro do concelho. Lúcio destacou ainda a aposta no conhecimento e na inovação referindo o recente arranque, em Azambuja, do curso técnico superior em distribuição e logística. O presidente frisou, e voltamos a citar o edil, que “o município tudo fará para fortalecer as sinergias existentes entre o poder local e o tecido empresarial, a bem do desenvolvimento do concelho e das suas populações”.

Já a intervenção de Ricardo Arroja começou com uma expressão de empatia para com Azambuja, recordando emoções de juventude vividas nalgumas Feiras de Maio. No contexto do evento, o Presidente da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal felicitou a autarquia pela iniciativa e partilhou uma reflexão sobre alguns dados relativos à atividade económica do Concelho de Azambuja e a sua representatividade nas estatísticas nacionais.

Arroja falou igualmente da internacionalização das empresas portuguesas e das perspetivas face a mercados regionais e ao mercado global, vincando a centralidade de Portugal no mapa-mundo como uma mais-valia geoestratégica, nomeadamente no domínio da economia. Por fim o responsável máximo da AICEP convidou os empresários locais a contactarem a agência sempre que precisarem de algum esclarecimento ou apoio e deixou uma palavra de incentivo para que encarem cada novo desafio como uma oportunidade.