Alenquer: autarquia reconhece mérito de desportistas e clubes que representam o concelho

O executivo de Alenquer recebeu diversos campeões alenquerenses no Salão Nobre com o propósito de premiar os seus feitos desportivos. "Continuamos a reconhecer o mérito de desportistas e dirigentes associativos que contribuem com as suas conquistas para elevar o nome de Alenquer a patamares mais elevados", referiu Pedro Folgado.

A equipa liderada por Pedro Folgado recebeu diversos campeões alenquerenses no Salão Nobre com o propósito de premiar os seus feitos desportivos. “O executivo de Alenquer continua a reconhecer o mérito de desportistas e dirigentes associativos que contribuem com as suas conquistas para elevar o nome de Alenquer a patamares mais elevados”, refere o presidente da autarquia.

No ciclismo o Grupo Desportivo Marmeleirense destacou-se com a vitória na Taça de Portugal no escalão de cadete a nível coletivo com Leonardo Garcia a conquistar a camisola amarela a título individual. O título nacional sub-23 em hóquei em patins foi outro dos pontos altos a nível desportivo num feito inédito alcançado pelo Sport Alenquer e Benfica.

Na modalidade de laser run, pentatlo moderno e atletismo, o sucesso foi sobretudo no feminino. Petra Santos (campeã europeia júnior de biatle, campeã nacional/europeia sénior de laser run, campeão nacional júnior de triatle e campeã nacional universitária/campeã nacional sub-23 de 3.000 metros obstáculos), Maria Carvalho (campeã nacional de pentatlo moderno sub-17), Daniel Marques (campeão europeu paralaser run), Maria Luísa Costa (campeã nacional e vicecampeã europeia de laser run veteranas +70), Cristina Ponte (vicecampeã europeia de laser run veteranas +50) e Leonor Oliveira (campeã nacional de triatle sub-15) estiveram em destaque sempre pela Sociedade Recreativa do Camarnal.

Já pela Sociedade Recreativa de Cheganças também houve vários votos de louvor. José Malutan Cardoso (K1 | -63,5kg), Simão Miron (Low Kick | -81kg), Santiago Rodrigues (Low Kick | -71kg), Wilson Fortes (Full Contact | +91kg) e David Neves (Light Contact | -24kg) sagraram-se campeões nacionais de kickboxing. Num campeonato nacional disputado em Alenquer, Constança Cardoso (Cadetes / +36 quilos), Guilherme Abreu (Beginners-junior / -51 quilos), Carlota Mimoso (Beginners-junior / -51 quilos) e João Castro (Beginners-juvenil / -48 quilos) sagraram-se campeões de Portugal.

Quem brilhou ao mais alto nível foi Matilde Rodrigues. A jovem atleta alenquerenses sagrou-se campeã da Europa de muay thai sub-23 (-69kg) e campeã do Mundo de kickboxing no escalão K1, num evento organizado pela ISKA. 

Quanto à Associação Desportiva do Carregado, depois da equipa sénior ter sido recebida em junho último, foi a vez de congratular as formações de futebol de iniciados e juvenis que se destacaram na derradeira época desportiva com uma subida de divisão nas respetivas categorias. Já pelo Sporting Clube de Alenquer a glória chegou do estrangeiro no kenpo americano. No Europeu da modalidade a equipa do concelho alcançou nove medalhas. Mais tarde, depois do título europeu, Sara Rodrigues viria mesmo a sagrar-se campeã do Mundo no México em kenpo americano. A competir como individual, mas a brilhar a nível internacional, Luís Brito Paes sagrou-se campeão da Europa de equitação de trabalho ao serviço da Seleção Nacional.

Pedro Folgado endereçou os parabéns a todas as equipas e atletas que competiram de forma inexcedível e elevaram o nome do concelho em Portugal e no estrangeiro, citando palavras do autarca. “O vosso mérito enaltece Alenquer e tantas vezes o próprio país, deixando o concelho no mapa. Vocês são de facto embaixadores de Alenquer. Além dos atletas, agradecemos também aos pais, a base de acompanhamento dos jovens atletas; aos treinadores, que tanto estimulam as capacidades; e aos clubes que dão condições para que todos possam praticar desporto”, reforçou Folgado.