A ponte da Milhariça em Aveiras de Cima está em risco e não oferece condições de segurança para veículos pesados com mais de 30 toneladas. O Município de Azambuja detetou diversas anomalias na estrutura desta ponte localizada em Aveiras de Cima e na sequência foi decidido limitar temporariamente a circulação de veículos pesados ao peso máximo de 30 toneladas.
Entre outras questões técnicas, a ponte apresenta sinais de esmagamento nos apoios das vigas longitudinais em betão armado, várias armaduras em estado de corrosão avançado e muros laterais a deslocarem-se e a revelarem fissuras. “Considera-se que estas condições comprometem a segurança da estrutura e exigem a adoção de medidas preventivas urgentes”, revela fonte da autarquia.
A Câmara Municipal já está a proceder à colocação de sinalização vertical temporária nas vias afetadas, incluindo a EN3, a EN366, a Rua da Corriola de Baixo e a Estrada das Amarelas. “Reforça-se que a circulação de veículos pesados acima das 30 toneladas será proibida na Ponte da Milhariça e igualmente na EN366 e na Rua da Fonte Santa até a conclusão das obras de reabilitação da ponte“, reforça a mesma fonte.
Essa intervenção tem como objetivo corrigir as deficiências identificadas e garantir a segurança e durabilidade da estrutura da ponte. “Para a autarquia, trata-se de um investimento inadiável e fundamental para a melhoria de uma importante infraestrutura para o concelho e toda a população da região”, conclui fonte da autarquia em comunicado.