Alenquer: Francisco Bento poderá disputar concelhia do PSD com Cristina Inácio

A concelhia do PSD de Alenquer vai a votos a 7 de dezembro e Cristina Inácio já anunciou a sua recandidatura mas poderá ter a concorrência de Francisco Bento, que é próximo de Nuno Miguel Henriques e já terá manifestado a intensão de reunir uma lista com o objetivo de se apresentar aos militantes. António Franco poderá ser o candidato de Cristina, mas ainda há o TODOS...

A concelhia do PSD de Alenquer vai a votos a 7 de dezembro e Cristina Inácio já anunciou a sua recandidatura mas poderá ter a concorrência de Francisco Bento. O social democrata é próximo de Nuno Miguel Henriques e já terá manifestado a intensão de reunir uma lista com o objetivo de se apresentar aos militantes nas eleições internas que se seguem à queda da anterior Comissão Política então liderada… por Cristina Inácio.

Recordamos que a anterior direção da Comissão Política Concelhia do PSD de Alenquer caiu no passado dia 25 de outubro após demissão da maioria dos elementos que acompanhavam Cristina Inácio, a então líder e presidente dos social democratas locais, cargo que exercia desde setembro de 2023. O processo de queda da concelhia foi consequência da confusão estabelecida em torno da candidatura de Pedro Afonso à presidência da Câmara de Alenquer.

Esta candidatura terá ficado oficialmente decidida no seio da anterior Comissão Política liderada por Cristina Inácio, havendo inclusive uma ata que já foi tornada pública e que prova a unanimidade da escolha dos elementos que compunham este órgão concelhio. No entanto, a presidente da CPC do PSD de Alenquer veio a terreiro desmentir a própria ata lavrada e assinada pelo organismo ao qual presidia e a confusão instalou-se de novo no PSD de Alenquer. Pedro Afonso retirou a sua disponibilidade para ser candidato no seguimento desta inversão de Cristina Inácio.

Como consequência da queda da Comissão Política do PSD a 25 de outubro Cristina Inácio viria a público afirmar através da imprensa local: “foi um ano muito desgastante, foi um ano triste para mim e eu não sou política, não sei se me enquadro na política; nunca vivi da política e não sei se tenho condições para continuar na política”. Em menos de um mês a senhora ganhou novo alento: “irei recandidatar-me à Presidência do PSD de Alenquer com o objetivo de fazer do Concelho de Alenquer um local melhor para viver”, afirmou nos últimos dias.

Mas não vai a votos sozinha porque Francisco Bento será adversário. Militante do PSD inscrito na Concelhia de Alenquer, Bento tem uma propriedade no alto concelho e por estes dias terá admitido a sua vontade (legítima) de reunir uma lista que se apresente a votos no próximo dia 7 de dezembro. Francisco Bento é próximo de Nuno Miguel Henriques e seria com naturalidade que uma comissão política por si liderada apoiaria a recandidatura do atual vereador que, recorde-se, já reafirmou que o seu projeto no Concelho de Alenquer é um projeto a oito anos. E já felicitou o ato eleitoral interno que está anunciado para 7 de dezembro.

Quanto a Cristina Inácio, ainda paira no ar a dúvida sobre o verdadeiro conceito de “projeto” que tem para o PSD local. A possível candidatura de Pedro Afonso já pertence ao passado e há quem afirme que a antiga e potencial futura presidente dos social democratas de Alenquer está dividida entre apoiar a candidatura de António Franco pelo PSD ou direcionar o apoio da estrutura local para a muito provável candidatura de Francisco Guerra pelo Movimento TODOS.

Franco, recordamos, foi candidato independente à Câmara de Alenquer nas eleições de 2021 tendo obtido um total de 1237 votos, correspondentes a 6,85%. É sintomático o facto do antigo vencedor do concurso Quem Quer Ser Milionário não pretender disputar a liderança da Comissão Política a 7 de dezembro, o que pode evidenciar o cuidado de não entrar em terreno de confronto com Cristina Inácio, a ver se a potencial futura presidente o apoia na escolha para candidato social democrata às autárquicas de 2025 em Alenquer. Tendo em conta que há menos de 2 meses havia uma Comissão Política e um candidato escolhido por unanimidade… PSD de Alenquer no seu melhor.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR