O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu pela 9ª vez as iniciativas e o trabalho do Município de Alenquer no campo da ação social. Alenquer foi distinguida como ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ nesta que é uma iniciativa iniciada em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Esta organização pretende estimular e ajudar a desenvolver junto das autarquias portuguesas políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família. A mesma premiou 111 concelhos diferentes na cerimónia que teve lugar em Coimbra a 17 de outubro. Alenquer recebe o galardão de forma ininterrupta desde 2020, tendo sido agraciada com o referido prémio também entre 2015 e 2018.
A distinção das práticas continuadas adotadas no concelho a nível social deixa um sentimento de satisfação entre os responsáveis autárquicos. “O galardão reconhece o mérito dos nossos colaboradores, que encontram soluções para os problemas que as pessoas nos apresentam”, refere Paulo Franco, que complementa: “São problemas partilhados com três principais enfoques: educação, ação social e saúde”.
O vereador refere ainda que são pessoas que trabalham nestas áreas e que contribuem para que a autarquia possa continuar o apoio a quem mais necessita nestas três valências que fazem toda a diferença. Paulo Franco, recordamos, é responsável pelo planeamento e coordenação municipal das ações relativas à saúde e ação social.