O 15 de outubro deste ano ficará registado em Azambuja como o dia da criação do Conselho Municipal de Saúde. O ato de instalação deste órgão teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e ao mesmo tempo teve lugar a sua primeira reunião, presidida pelo edíl Silvino Lúcio, líder do executivo autárquico.
O Conselho Municipal de Saúde de Azambuja tem como missão contribuir para a definição da política municipal de saúde. O contributo será concretizado na emissão de pareceres sobre a estratégia municipal para esta área bem como na forma de planeamento da rede de unidades de cuidados de saúde primários. Competirá também ao Conselho propor o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção da doença, analisar o funcionamento dos estabelecimentos e serviços de saúde e apresentar sugestões e recomendações para melhoria desses mesmos serviços. Esse trabalho deverá ser desenvolvido num processo de troca de informações e estreita colaboração entre as entidades representadas neste órgão.
Na sessão de tomada de posse estiveram presentes a presidente da Assembleia Municipal de Azambuja, a vereadora com o pelouro da Saúde e o presidente da Junta de Alcoentre (em representação das freguesias do concelho). Marcaram igualmente presença o comandante da delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa (em representação das associações da área da saúde), um dirigente do Centro Social Paroquial de Aveiras de Cima (em representação das IPSS do concelho) e também uma representante dos serviços da Segurança Social.
Fazem igualmente parte da composição deste organismo o presidente do Conselho de Administração da ULS-Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, um representante da UCSP-Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Azambuja e um representante da UCC-Unidade de Cuidados na Comunidade de Azambuja.