Serão mais de 6 centenas as crianças abrangidas este ano pela iniciativa “Mochila Escolar”, dinamizada pela autarquia de Alenquer. O programa cumpre uma década de existência no concelho desde a sua fase experimental e continua a existir com o propósito de ajudar os alunos e alunas mais necessitados. “O Município de Alenquer volta a manifestar o papel de órgão educador e propiciador da igualdade, neste caso, entre crianças do 1º ciclo do ensino básico”, refere Pedro Folgado, presidente do município.
Ao todo serão mais de 600 as crianças que irão ser abrangidas pelo programa que beneficia inscritos(as) no escalão 1(A) ou 2(B) da Ação Social Escolar. Trata-se de mais de 35% da população escolar desta etapa de ensino, entre o 1º e o 4º ano letivo, de toda a população escolar dos Agrupamentos de Abrigada, Carregado, Damião de Goes e Visconde de Chanceleiros.
O ‘kit’ promovido pela edilidade inclui material como lápis de cor, canetas de feltro, lápis de carvão, apara-lápis, estojo, resma de papel, dossiê, caderno pautado, cola e tesoura sendo distribuído mediante o ano de escolaridade em que os alunos se encontrem. A mochila escolar é garantida na primeira ocasião em que o devido ‘kit’ for atribuído. “Esta beneficiação do Município traduz-se num investimento anual de 12.351 euros e visa uma aposta clara na educação e no seu importante papel no concelho”, complementa Pedro Folgado.