Alenquer: “movimento cívico de reflexão” impulsionado por “ilustres” locais nasce no próximo sábado

Alenquer será palco no próximo sábado de uma reunião de figuras conhecidas no concelho com o objetivo de dar origem a um "movimento cívico e de reflexão". Este movimento está a ser impulsionado pelo empresário alenquerense Pedro Moreira, que assegura ter apenas e somente o propósito de "abrir caminho e criar as pontes" para a existência do próprio movimento. 

A Vila de Alenquer será palco no próximo sábado (28 de setembro) de uma reunião de figuras conhecidas no concelho com o objetivo de dar origem a um “movimento cívico e de reflexão” dedicado ao território do município. Este movimento está a ser impulsionado pelo conhecido empresário alenquerense Pedro Cristóvão Moreira, que assegura ter apenas e somente o propósito de “abrir caminho e criar as pontes” para a existência do próprio movimento. 

O movimento já tem nome, o qual o Fundamental conhece mas que não divulga antecipadamente correspondendo ao pedido do próprio Pedro Moreira, e será formado e integrado por um grupo de cidadãos que Moreira define como “pessoas preocupadas com o estado do concelho de Alenquer, com o facto de não acontecer nada de relevante e com a falta de soluções para os problemas que afetam o município”. Vamos chamar-lhe Movimento X, uma espécie de nome provisório até que a nomenclatura oficial seja então revelada no próximo sábado.

Numa primeira fase o “Movimento X” procura atrair figuras conhecidas do Concelho de Alenquer: “professores, cidadãos comuns, até funcionários públicos e da autarquia”, refere Moreira, que recusa liminarmente a ideia de se tratar de uma iniciativa de cariz político. “Eu sei que sou associado e não renego a minha ligação ao PSD, até pelo meu passado como eleito na autarquia, mas o espírito desta iniciativa é totalmente supra partidário, pelo que todas as pessoas que a queiram integrar serão bem vindas, independentemente da sua área política, se a tiverem”.

Pedro Moreira garante igualmente que não pretende fazer parte ativa deste movimento enquanto membro de qualquer dos órgãos sociais. “Não integrarei nem a direção nem qualquer outro corpo social, apenas estou a trabalhar para reunir as pessoas e tornar o movimento uma realidade”, afirma o empresário alenquerense. Frederico Rogeiro, antigo candidato e vereador pelo PSD, e Francisco Guerra (filho do histórico e saudoso dr. Manuel Guerra) são duas das figuras que vão integrar este movimento.

Pedro Moreira não quis adiantar mais pormenores sobre o “Movimento X” e remeteu para depois da apresentação do mesmo mais esclarecimentos e detalhes. O Fundamental sabe, através de outras fontes, que este movimento de cidadãos prevê a possibilidade de criar dinâmicas que poderão passar inclusive por apresentar uma candidatura independente à presidência da Câmara de Alenquer, sendo neste particular Francisco Guerra um dos fortes e desejados potenciais candidatos a candidato.

Também não estará fora de hipótese o apoio do “Movimento X” a outra candidatura com a qual os propósitos de existência desta iniciativa coincidam ou se identifiquem. Pedro Moreira reforça: “Não se trata de um Movimento de direita; antes, é uma iniciativa abrangente no espectro político de reflexão, de pessoas preocupadas com o estado do concelho e com a falta de soluções para os problemas e desafios com que as populações, todos nós, nos deparamos diariamente”. A partir de sábado o “X” passará a ter nome conhecido.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR