“Foi efetuado um estudo em relação ao tráfego no Carregado que revela valores assustadores neste contexto”, afirma Tiago Pedro, vice-presidente da Câmara de Alenquer. O autarca foi entrevistado por Nuno Cláudio no Fundamental Canal e disse ainda: “O Carregado está a servir o país, mas o país não está a servir o Carregado”.
A autarquia presidida por Pedro Folgado pressiona as Infraestruturas de Portugal, e Tiago Pedro materializa essa pressão: “A Câmara quer, e quer muito, fazer alguma coisa. O Carregado é atravessado por duas estradas nacionais e a autarquia não tem a tutela sobre aquelas vias, pelo que nada podemos fazer quanto a requalificação; se nos deixarem, iniciaremos o processo de desqualificação destas vias urbanas aqui no Carregado para que possamos então ter a competência de decidir o que fazer para melhorar as condições da qualidade pedonal e da vida comunitária das pessoas”.
O vice-presidente fala mesmo em números assustadores revelados pelo estudo de tráfego efetuado no Carregado. As implicações estão ao nível da qualidade do ar e poluição sonora. E dá outro exemplo: “Cerca de 90 por cento dos alunos do Carregado vão a pé para a escola, e os pais têm de poder confiar que o ambiente citadino aqui na vila do Carregado está preparado e oferece boas condições para que as crianças possam deslocar-se dessa maneira”.
Tiago Pedro complementa: “não existe nas estradas nacionais que atravessam o Carregado uma única passadeira que tenha um botão para acionar o semáforo verde para os peões; dizem os entendidos que tal teria impacto na circulação automóvel, mas nós também temos que pensar nas pessoas”, remata o autarca.
Na última quinta-feira, dia 19 de setembro, teve lugar a conferência ‘Alenquer em Movimento’, que debateu o presente e o futuro da mudança de comportamentos pela mobilidade sustentável. O evento teve lugar no Fórum Romeira, em Alenquer, e colocou em debate a acessibilidade no concelho.
Tiago Pedro esteve nas sessões de abertura e encerramento de uma discussão que foi acesa e enriquecedora, fazendo parte também da moderação de painéis com convidados com apresentaram uma visão disruptiva nas respetivas áreas. A manhã e início da tarde estiveram reservados para os três fóruns de discussão sobre os temas Transporte Público, Trânsito e Espaço Público e Mobilidade Ativa.