Esta quinta feira marcou o inicio de mais uma edição do festival Alma do Vinho. O primeiro dia acabou por ser palco da distinção de todos os premiados no VIII Concurso de Vinhos de Alenquer com graus de Grande Medalha de Ouro (2), Ouro (24) e Prata (35). Dos cerca de 90 vinhos candidatos ao concurso de produtores de Alenquer acabaram por ser premiados 61.
Todos estes produtores foram reconhecidos e congratulados no Fórum Romeira, já no decurso desta edição da Alma do Vinho, que foi considerado Evento do Ano para a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa. Pedro Folgado e Fernando Silva, respetivamente presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Alenquer, e Francisco Toscano Rico, o Presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Lisboa, entregaram os troféus aos produtores distinguidos.
Em análise estiveram as categorias de Vinhos Brancos/Rosés Leves, Vinhos Tintos, Vinhos Brancos e Harmonização com Codorniz. Com 95 ou mais pontos atribuído pelo júri de concurso estiveram em destaque os vinhos Tinto Mássimo Merlot – Quinta Vale Benfeito 2022 e Quinta de S. Bartolomeu Galinhola 2016 distinguidos com a Grande Medalha de Ouro. Ambos os galardões foram entregues pelos Secretários de Estado do Turismo, Pedro Machado; e do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
O VIII Concurso de Vinhos de Alenquer visou, entre várias valências, mostrar e premiar o que de melhor se produz a nível de vinhos no concelho. Para além deste propósito o certame pretende valorizar e promover o nível técnico e comercial dos vinhos a concurso e estimular a atividade económica concelhia.