Vila Franca: presidente da autarquia agastado com nova rota de aviões pede intervenção do governo

A Câmara de Vila Franca de Xira exige intervenção do Governo para que a NAV Portugal estude alternativas ao sistema de gestão dos fluxos de tráfego com origem ou destino ao aeroporto de Lisboa. Em causa está o impacto sobre as populações do concelho vilafranquense.

O Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira esteve reunido ontem (30 de julho) com o Presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal. Fernando Paulo Ferreira questionou Pedro Ângelo sobre o impacto da reestruturação do espaço aéreo da Área Terminal de Lisboa. As alterações nas rotas de entrada e saída das aeronaves do Aeroporto Humberto Delgado estão a ter um impacto direto sobre as populações do concelho vilafranquense.

O novo sistema que a NAV Portugal introduziu a 16 de maio passado tem causado fortes incómodos aos moradores na zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas cidades da Póvoa de Santa Iria e Alverca do Ribatejo e nas Vilas do Forte da Casa e Vialonga. Foi precisamente desse cenário que o autarca de Vila Franca deu conta ao Presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal.

Fernando Paulo Ferreira foi informado de que a NAV Portugal tem condições para estudar alternativas à rota dos aviões de forma a minorar o ruído que é relatado pelas populações. O problema reside no facto desse estudo ser considerado complexo e demorado. Para além de tudo, o mesmo estudo dependerá de um impulso do Governo. Nesse sentido o Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira solicitou ainda ontem uma audiência com carácter de urgência ao Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

Foi também pedida por Fernando Paulo Pereira a intervenção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (entidade reguladora) para que, dentro das suas competências, mande tomar as medidas necessárias e urgentes para minimizar os impactos causados.