
A autarquia de Vila Franca de Xira entregou 4 bicicletas elétricas que passarão a estar disponíveis para os agentes da PSP. “Esta entrega do Município de Vila Franca de Xira à Polícia de Segurança Pública é mais um elemento que esperamos que facilite o trabalho da polícia, mas também que aproxime a polícia de todos os cidadãos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
Fernando Paulo Ferreira discursou durante a cerimónia de assinatura do protocolo de cedência destas quatro bicicletas elétricas à PSP destinadas à realização de ciclopatrulhas no território do concelho. A cerimónia decorreu no dia 26 de julho, aproveitando a “coincidência da passagem da Volta a Portugal em Bicicleta em Vila Franca de Xira para fazer esta entrega simbólica”, citando o autarca vilafranquense.

O protocolo define que o Município cede e disponibiliza à PSP, a título gratuito, quatro bicicletas elétricas e respetivos equipamentos complementares e acessórios que as integram com vista à realização do serviço de ciclopatrulhas no concelho de Vila Franca de Xira. Estes equipamentos vão permitir deslocações nos mais variados tipos de terrenos, designadamente urbanos, trilhos e estradões mas também patrulhamento em áreas e zonas de maior altitude.
A CMVFX vai assegurar a conservação, manutenção ou reparação das bicicletas cedidas à PSP durante o prazo de vigência do protocolo que é de cinco anos. Esta força policial esteve representada pelo Comandante da Divisão Policial de Vila Franca de Xira da PSP, o Intendente Manuel Lopes Rodrigues, na cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Já o Presidente da Câmara apontou o trabalho “muito útil” que tem vindo a ser feito com a PSP, sublinhando, e citamos Fernando Paulo, “a presença física e visual da Polícia de Segurança Pública nomeadamente no que são os grandes eventos, e por essa razão não posso deixar de dar aqui esta palavra de agradecimento pelo trabalho que fazem todos os dias, mas também nesses momentos em que nós recebemos aqui centenas de milhares de pessoas.”
Fernando Paulo Ferreira referiu ainda que, e voltamos a citar, “temos vindo a apostar no alargamento do nosso caminho ribeirinho que está neste momento em obra na zona de Alverca para acrescentar mais 5 quilómetros ao longo da pista do aeródromo”. E lembrou: “a ligação do nosso caminho ribeirinho no troço do Parque das Nações à Póvoa de Santa Iria trouxe muitíssimas mais pessoas a estes espaços públicos, o que significa que são muito mais utilizados do que eram há uns anos, e ainda bem porque foram construídos para isso”.
O Presidente da Câmara considerou ainda que a segurança e socorro exigem respostas diferentes para que haja “um sentimento de segurança para as pessoas, que eu acho que é mesmo importante sobretudo nos tempos que correm”, nas palavras de Fernando Paulo.