A Autarquia do Cartaxo cedeu à CERCI Flor da Vida um terreno destinado à construção, e citamos fonte da autarquia, “de um equipamento social inovador” no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas. Este projeto denomina-se Habitação Colaborativa e Comunitária e consistirá na edificação de 11 apartamentos com capacidade para 30 residentes. A candidatura foi aprovada e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência no montante de 933.000 euros.
João Heitor refere a este propósito: “Esta iniciativa visa combater o isolamento de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, como idosos ou pessoas com deficiência, promovendo um equilíbrio entre alojamento individual e familiar”. Através deste modelo será possível garantir a inclusão e autonomia dos residentes enquanto se disponibilizam serviços de apoio técnico e operacional, assegura igualmente presidente do município cartaxeiro.
Ainda de acordo com o edil, e citamos João Heitor, “esta parceria visa criar uma resposta social inexistente no território alinhada com os objetivos de diagnostico e de planeamento que permitirá desenvolver novas respostas na área da saúde, o que é essencial para a promoção da qualidade de vida destas pessoas.”