A autarquia de Vila Franca entregou recentemente as chaves de habitações municipais a nove famílias. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e os nove agregados familiares foram selecionados no Concurso Público em regime de arrendamento apoiado lançado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em outubro de 2023.
Candidataram-se a estas habitações 422 agregados familiares mas somente 77 candidaturas foram admitidas, tendo ficado 68 candidaturas na condição de suplentes. Já os 9 candidatos efetivos cumpriram os critérios previstos no Programa de Concurso e legislação em vigor e obtiveram a pontuação mais elevada de acordo com a tipologia adequada ao respetivo agregado familiar estabelecida pelo município vilafranquense.
Os fogos localizam-se na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, na União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, na Freguesia de Vialonga e na Freguesia de Vila Franca de Xira. Tratam-se de três T3, de cinco T2 e de um T1, de acordo com as tipologias comummente conhecidas. As frações atribuídas foram totalmente reabilitadas, num investimento do Município no valor de cerca de 150.000 euros.
A autarquia presidida por Fernando Paulo Ferreira assegura que dentro do prazo de vigência do Concurso (um ano) serão realojados o maior número possível de suplentes. Recordamos que desde 2011 o Município de Vila Franca de Xira já procedeu à abertura de sete Concursos Públicos de Habitação Municipal por classificação, albergando cerca de 150 famílias e, citando o presidente deste município, “procurando assim ir ao encontro dos agregados familiares mais carenciados”.
“A Habitação Pública é um instrumento importante para a autonomização dos cidadãos e das famílias, que têm para com o Município obrigações que devem cumprir. É o dinheiro de todos que se investe e merece o maior respeito dos beneficiários”, defendeu ainda Fernando Paulo Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal.