
A 2ª Etapa da 85ª edição decorre esta sexta-feira começando em Santarém, vindo ao Cartaxo e regressando de novo a Santarém, para depois passar para a margem sul do Tejo e tomar o caminho de Vila Franca de Xira. Com este percurso os ciclistas não vão passar pelos Concelhos de Alenquer e de Azambuja. “Uma etapa carregada de simbolismo”, diz a direção da prova.
O arranque aconteceu pelas 13h20 na Avenida D. Afonso Henriques junto ao Campo Infante da Câmara em Santarém. Uma etapa com destino a Marvila, em Lisboa, que tem uma distância de 164,5 Km e que leva os ciclistas a passarem por Almoster, Cartaxo, regresso a Santarém e depois, já na margem sul do Tejo passagens por Coruche, Salvaterra de Magos, Benavente, Vila Franca de Xira e finalmente Lisboa.

“Esta etapa está carregada de simbolismo, visto que a ligação de Santarém a Lisboa vai evocar a memória do Capitão Salgueiro Maia, líder da coluna militar que saiu de Santarém para Lisboa em 1974, associando, desta forma, a 85ª Volta a Portugal Continente às comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril”, refere a organização.
A 85ª Volta a Portugal realiza-se de 24 de julho a 4 de agosto. Os ciclistas vão ter pela frente um total de 1540,1 quilómetros com 32 Prémios de Montanha e 27 Metas Volantes. A edição de 2024 ficou marcada pelo regresso de Águeda, como início da prova, 37 anos depois da edição ganha por Manuel Cunha (Sicasal/Torreense) em 1987.