Passinha: vereador do PSD toma partido de Casais Novos e quer camiões a passar só na Rua dos Bons amigos

O vereador do PSD em Alenquer deixou bem clara a sua posição no tocante ao diferendo que opõe os moradores da Passinha aos camiões da Santos e Vale. Nuno Henriques quer ver de novo estes veículos pesados a circular na Rua dos Bons amigos e afirmou em plena reunião do executivo: "Agora vamos cumprir com o que está na Lei, nos papéis e no licenciamento".

O vereador eleito pelo PSD na Câmara de Alenquer deixou bem clara a sua posição no tocante ao diferendo que opõe os moradores da Passinha aos camiões da empresa Santos e Vale. Nuno Miguel Henriques quer ver de novo estes veículos pesados a circular na Rua dos Bons amigos e afirmou em plena reunião do executivo: “Agora vamos cumprir com o que está na Lei, nos papéis e no licenciamento”.

Recordamos que a população moradora na Passinha intentou uma ação judicial com o objetivo de conseguir a proibição da circulação dos camiões da empresa Santos e Vale pela Rua dos Bons amigos, a via principal desta pequena aldeia localizada entre Carregado e Alenquer. A justiça deu-lhes razão em primeira instância, mas a empresa de camionagem recorreu e viu a 25 de junho ser-lhe devolvido pelo Tribunal da Relação o direito de usar a Rua dos Bons amigos como acesso dos camiões às suas instalações.

Enquanto perdurou a proibição de circularem pela rua principal da Passinha, a maior parte dos pesados da Santos e Vale optaram por aceder às instalações da empresa através da Rua da Juventude, em Casais Novos, passando necessariamente também pela rua principal do Batalheiro. E agora, que a justiça já permite de novo o martírio do trânsito de pesados pela Rua dos Bons amigos, na Passinha, alguns moradores dos Casais Novos mostram-se indignados por constatarem que os indesejados camiões persistem em circular pela Rua da Juventude e pelo Batalheiro.

Já o vereador do PSD na Câmara de Alenquer não deixa dúvidas de que há uma barricada e ele próprio está firme num dos lados: “Há pessoas que foram em caravana para a Passinha, como se aqueles (da Passinha) é que fossem… só… e os outros… todos temos de ser tratados por igual”, afirmou em plena reunião do executivo, realizada em Alenquer na tarde de terça-feira, dia 16 de julho. A reunião foi filmada e gravada e está disponível para ser vista por qualquer pessoa na página do Youtube da autarquia alenquerense.

Nuno Miguel Henriques acrescentou: “Agora vamos cumprir o que está na Lei, nos papeis e no licenciamento”, numa clara alusão ao seu desejo de que os camiões regressem em força à Rua dos Bons Amigos, na Passinha. Já Pedro Folgado, surpreendido com a posição de Henriques, ainda o confrontou: “O que eu percebo é que o senhor concorda com os camiões voltarem a passar na Rua dos Bons amigos; é isso?”.

Atrapalhado mas sem abandonar posição o vereador do PSD respondeu: “Não, eu concordo é consigo; os senhores, o PS e a Câmara é que deram o licenciamento, disseram que a passagem tinha de ser feita só por ali, portanto eu concordo com o que os senhores disseram inicialmente, não por concordar do ponto de vista político mas do ponto de vista jurídico”. E rematou desta forma: “Temos pena, é a vida”.

Recordamos igualmente que, embora eleito pelo PSD nas últimas autárquicas realizadas em Alenquer em 2021, Nuno Henriques desde há muito que perdeu a confiança política da estrutura local dos social democratas anteriormente presidida por Pedro Afonso e agora liderada por Cristina Inácio. Comissão Política Concelhia do PSD de Alenquer e vereador estão de costas voltadas e a estrutura assegura mesmo que Nuno Henriques não voltará a ser candidato à presidência da autarquia, pelo menos em representação do partido fundado por Sá Carneiro, posição que parece ter o apoio da estrutura distrital do partido.


“Estado paga muito tarde, um dos grandes problemas dos fornecedores” – Nelson Neves no Portugal Atual

Esta é a edição de julho do “Portugal Atual”, uma rúbrica mensal de comentário da atualidade regional e nacional assinada por Nelson Neves, colaborador do Fundamental Canal, especialista em recuperação e revitalização de empresas e docente universitário.

VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR