Azambuja: e afinal a Rainha… é Maria Rei – candidata de Azambuja é nova Majestade das Vindimas

A candidata da freguesia de Azambuja foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. Maria Rei, de 21 anos, venceu o espetáculo que decorreu no espaço do Mercado Diário de Aveiras de Cima, freguesia da Rainha de 2023, Daniela Ferreira.

A candidata da freguesia de Azambuja foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. Maria Rei, de 21 anos, venceu a edição deste ano do concurso organizado pela autarquia, tendo a coroação ocorrido no passado domingo. O espetáculo decorreu no espaço do Mercado Diário de Aveiras de Cima, freguesia da Rainha de 2023, Daniela Ferreira.

Esta eleição premiou ainda Miriam Batista, representante da freguesia de Vale do Paraíso, como 1ª Dama de Honor, e Inês Tavares da freguesia de Aveiras de Baixo como 2ª Dama de Honor. Sara Oliveira, da freguesia de Vila Nova da Rainha, recebeu a faixa do Prémio Simpatia, considerada pelas suas companheiras como a mais divertida e simpática do grupo. Para o Prémio Fotogenia foi eleita a candidata de Aveiras de Cima, Inês Joanico.

Participaram igualmente Andreia Mendes, em representação da freguesia de Alcoentre, e Inês Costa, pela União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa. O espetáculo contou com os habituais três desfiles; o primeiro em traje regional; o segundo em roupa casual; e por fim o desfile em traje de gala inspirado numa homenagem ao azulejo português.

A abertura do evento contou com a bonita voz de Cátia Mateus (eleita Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e de Portugal em 2019) que interpretou a canção “My Days”. Nos vários momentos de animação que complementaram o espetáculo deliciaram o público com as suas atuações o grupo MarsuppiaAnee – com várias habilidades e artes de rua; também o dueto FreeAcro Souls – com ginástica acrobática, yoga e forças combinadas; e ainda o cantor Filipe Gonçalves, popularizado pelo êxito “Dança Joana”.

O júri da eleição, com cinco elementos, foi composto por Catarina Rito (professora universitária na área do Design de Moda), Óscar dos Reis (ex-manequim e scouter na agência “Elite Lisbon”), Florbela Baptista (do Turismo de Portugal), Pedro Lourenço (da AMPV-Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Daniela Ferreira (Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2023 e Rainha das Vindimas de Portugal ainda em título).

Acrescente-se que Maria Rei, da freguesia de Azambuja, sucede a Daniela Ferreira, da freguesia de Aveiras de Cima, de quem recebeu a coroa, como nova Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. Maria representará o município no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela AMPV, no próximo dia 07 de setembro, evento que terá lugar no Cartaxo.


“Neste momento estamos todos a ser vitimas de uma guerra mundial” (Nelson Neves no Portugal Atual)

Esta é a edição de junho do “Portugal Atual”, uma rúbrica mensal de comentário da atualidade regional e nacional assinada por Nelson Neves, colaborador do Fundamental Canal, especialista em recuperação e revitalização de empresas e docente universitário.