
Vila Nova da Rainha prepara-se para oferecer aos locais e aos muitos visitantes que se aguardam a sua festa anual em honra de Santa Marta. O evento intitula-se “Cultura, Gastronomia e Torricado”, decorrerá de 27 a 30 de junho e celebra a riqueza gastronómica típica local, promovendo a dinâmica e o convívio entre as coletividades da freguesia.
O programa tem início no dia 27, quinta-feira, com a abertura da tasquinha do evento. Neste dia a animação tem início às 20h30 com uma grande noite de fados, seguindo-se às 22h30 uma largada de toiros nas ruas da localidade. A partir da meia-noite e meia começa a distribuição de sardinhas e vinho grátis, o que acontece como é tradição no Largo do Espírito Santo, este ano ao som da música do DJ Vassalo.

Na sexta-feira terá lugar a realização do cortejo com a imagem da Santa Marta, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. A inauguração oficial do recinto e da área de exposições e artesanato está marcada para as 18h00, seguindo-se uma nova largada de toiros. Às 22h30 arranca a animação do recinto, assegurada pelo grupo “Ganda Banda” e pelo DJ Agri Rui.
Já para sábado a manhã será preenchida por atividades desportivas, com torneio de futebol de veteranos e atividades equestres para crianças no espaço da manga. A animação tem início às 16h00 com um espetáculo de danças sevilhanas que vai decorrer no pavilhão de exposições. O cortejo de cavaleiros, a par da atuação da “Bandinha Amigos da Música” e “Sonoridades do Acordeão”, acompanhada com a Fanfarra de Alenquer, está anunciado para as 17h30. Uma hora depois haverá mais uma largada de toiros. Quando forem 21h00 a animação regressa ao palco da festa com uma atuação de “Sonoriedades do Acordeão”, seguindo-se baile com o grupo “Chaparral Band” e DJ Davilla.
O último dia do evento, domingo, é o dia dedicado à vertente religiosa da festa de Vila Nova da Rainha, com o regresso da imagem de Santa Marta à igreja pelas 09h30, seguindo-se o peditório pelas ruas da vila acompanhado pela Banda do Centro Cultural Azambujense. Às 15h00 está marcada a missa em honra da padroeira, seguida pela procissão e desfile de fogaças, novamente ao som da banda.
O programa da tarde continuará a cargo da Banda do Centro Cultural Azambujense que subirá ao palco para um concerto pelas 17h00, seguindo-se as atuações do Rancho Folclórico de Vila Nova da Rainha e de Canados e ainda dos Alunos de Apolo de Azambuja. A animação continua às 20h00 com um baile animado pelo grupo “Cristais da Noite”. O encerramento terá lugar às 24h00 com salva de morteiros. Este evento é uma organização da Comissão de Festas local, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha, as associações das freguesia e o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.