Aveiras de Cima: sucessora da Rainha Daniela Ferreira vai ser eleita no próximo domingo

Está à porta o espetáculo de eleição da Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. O evento correspondente à edição deste ano e decorrerá às 17 horas no próximo domingo, dia 23 de junho, no espaço do Mercado Diário em Aveiras de Cima.

Daniela Ferreira, a atual e última Rainha das Vindimas de Portugal, daqui para a frente denominadas Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal.

Está à porta o espetáculo de eleição da Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. O evento correspondente à edição deste ano e decorrerá às 17 horas no próximo domingo, dia 23 de junho, no espaço do Mercado Diário em Aveiras de Cima.

Tal como aconteceu nos anos anteriores, o processo de escolha teve inicio ao nível das Juntas de Freguesias, que elegeram e indicaram as suas candidatas representantes. Agora será a vez de eleger a jovem que representará o Município de Azambuja no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Recordamos que Aveiras de Cima venceu no ano passado este concurso a nivel concelhio e nacional, com a eleição da Rainha Daniela Ferreira.

“A iniciativa continua a propor que as participantes conheçam melhor o concelho onde residem explorando os usos e costumes, a gastronomia, o património e a oferta turística existente, com grande destaque para a produção vitivinícola que tanto prestigia o Concelho de Azambuja”, refere António José Matos, vice-presidente da autarquia. As candidatas aproveitam esses momentos para estabelecer laços de amizade entre si e acumular conhecimento que possa permitir à vencedora representar bem e defender o seu concelho na eleição nacional.

Já o espetáculo contará com os habituais desfiles em traje regional, em roupa casual e em vestido de noite, e ainda com alguns apontamentos culturais com dança e música de vários estilos. O júri da eleição, com cinco elementos, será composto por Catarina Rito (professora universitária na área do Design de Moda); Óscar dos Reis (ex-manequim, scouter oficial da agência Elite Models e formador); Florbela Baptista (integra a equipa da Direção de Recursos e Oferta, do Turismo de Portugal); Pedro Lourenço (representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses do Vinho e Coordenador da Rota dos Vinhos de Portugal); e Daniela Ferreira (Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e Rainha das Vindimas de Portugal em título).

As candidatas das sete freguesias ao título Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2024 já são conhecidas. Por Alcoentre concorre Andreia Mendes, 16 anos; por Aveiras de Baixo Inês Tavares de 19 anos e por Aveiras de Cima Inês Joanico, de 25 anos. Azambuja será representada por Maria Rei, 21 anos, e a União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa por Inês Costa, de 17 anos. Já Vale do Paraíso terá em Miriam Batista de 19 anos a sua concorrente, e Vila Nova da Rainha será representada por Sara Oliveira, de 17 anos.

António Matos acrescenta: “Muito mais do que a competição, que se pretende saudável, um dos principais objetivos da iniciativa é incentivar o convívio e a coesão entre todo o concelho, bem como a partilha de valores e da identidade comum; mas também promover os vinhos de qualidade, o consumo responsável e uma juventude saudável e ativa”.


“Neste momento estamos todos a ser vitimas de uma guerra mundial” (Nelson Neves no Portugal Atual)

Esta é a edição de junho do “Portugal Atual”, uma rúbrica mensal de comentário da atualidade regional e nacional assinada por Nelson Neves, colaborador do Fundamental Canal, especialista em recuperação e revitalização de empresas e docente universitário.