É o regresso da rubrica “Alenquer e a Região em Perspectiva”, publicada no Fundamental Canal sempre na última sexta-feira de cada mês e que tem João Miguel Nicolau como comentador e convidado “residente”. Esta edição corresponde à passada sexta-feira, última do mês de maio, embora apenas hoje tenha sido possível a sua publicação por motivos de agenda dos intervenientes.
O tema relacionado com o acordo entre Câmara e empresa Águas de Alenquer continua em destaque aqui no Fundamental, e João Miguel Nicolau comentou os últimos desenvolvimentos neste contexto. O coordenador do Partido Socialista local e também da bancada do PS na Assembleia Municipal de Alenquer afirma que as tarifas no território concelhio, e citamos, “têm de caminhar para um preço mais justo quando comparadas com alguns municípios da região”.
Nicolau lembra, e voltamos a citar, que “ainda temos em Alenquer perdas significativas de água, perdas essas que se refletem nas tarifas”. O coordenador da Comissão do Ambiente da Assembleia Municipal de Alenquer acrescenta: “A empresa concessionária compreende que temos de arranjar um compromisso de custo da água mais em consonância com os concelhos limítrofes”.
Recordamos que a versão final deste acordo será discutida e votada na sessão do dia 11 de junho, a continuidade da reunião de câmara que teve inicio ontem, segunda-feira, dia 3 de junho. “Estou optimista que se vai chegar a um bom acordo para o município e para os munícipes”, refere João Miguel Nicolau, acrescentando: “Não há espaço para novos pedidos de reequilíbrio por parte da concessionária no tempo que falta do contrato de concessão”.