
O Município de Azambuja levou recentemente a efeito a iniciativa “Azambuja Summit”. Neste evento estiveram presentes altos dirigentes de cerca de duas dezenas das maiores empresas instaladas e a operar no território concelhio. A autarquia esteve representada por Silvino Lúcio num evento que contou igualmente com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, o Professor João Moutão.
O “Azambuja Summit” serviu para anunciar a aprovação do projeto de implementação e desenvolvimento de um Curso Técnico Superior Profissional nas áreas da distribuição e da logística. Este curso terá lugar precisamente em Azambuja. Silvino Lúcio referiu a este propósito: “Atendendo à predominância desse setor no tecido económico do nosso concelho, a instalação desse curso afigura-se como uma enorme mais-valia para a especialização e o aumento de competências dos recursos humanos locais”.

O autarca considerou mesmo esta conquista, e citamos, “uma vitória que é fruto da estreita parceria existente entre o Município de Azambuja e o Instituto Politécnico de Santarém; o protocolo assinado entre ambas as entidades traz o ensino superior até ao Concelho de Azambuja com o funcionamento de um Curso Profissional em Distribuição e Logística que irá conferir uma qualificação profissional de nível 5”.
O autarca ainda acrescentou: “Além de proporcionar um espaço de contacto entre o poder local, representantes da academia e de grandes empresas, o evento “Azambuja Summit” foi também uma oportunidade privilegiada para um conjunto de oito empresas associadas da incubadora HubsLisbon Azambuja se darem a conhecer e apresentarem a sua atividade e as suas ideais de negócio e de crescimento”.
“Juros da habitação vão baixar, mas não vamos regressar ao facilitismo do passado” – Nelson Neves
Esta é a edição de maio do “Portugal Atual”, uma rúbrica mensal de comentário da atualidade regional e nacional assinada por Nelson Neves, colaborador do Fundamental Canal, especialista em recuperação e revitalização de empresas e docente universitário.