Azambuja: Dia do Município assinalado com entrega de Medalhas de Mérito e de Serviço Público

A Câmara de Azambuja assinalou o Dia do Município na quinta-feira da ascensão com a cerimónia de entrega das medalhas de mérito e de serviço público. O evento decorreu à tarde no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima.

A Câmara de Azambuja assinalou o Dia do Município no passado dia 9 de maio, quinta-feira da ascensão e feriado municipal, com a cerimónia de entrega das medalhas de mérito e de serviço público. O evento decorreu à tarde no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima.

Silvino Lúcio deu inicio ao evento e no primeiro momento foram entregues os diplomas e as Medalhas Municipais de Serviço Público aos funcionários que já completaram 10, 20 e 30 anos dedicados ao município. Os trabalhadores com 10 anos de serviço receberam a medalha Grau Bronze, os de 20 anos receberam a medalha Grau Prata, e os com 30 ou mais anos foram agraciados com a medalha Grau Ouro.

Logo após este primeiro momento teve lugar a atribuição de medalhas municipais de mérito. Depois de nas últimas edições o município ter homenageado o mérito de figuras singulares e coletivas nos âmbitos da música e da etnografia, desta vez foi deliberado distinguir os praticantes de diversas modalidades desportivas pela conquista de pódios em competições de nível nacional e internacional.

Neste âmbito, foram galardoados com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze os atletas Miguel Nabeto, Cláudia Jesus e Teresa Gomes (Dança Desportiva); Rui Pedro Moreira (Equitação de Trabalho); Paulo Domingos, César Fernando, Gonçalo Domingos, João Morais e Santiago Morais (Columbofilia); Diogo Mena, Xavier Santos, Lucas Ferreira, Gabriel Pereira, Francisca Santos, Tatiana Corienuc e Melissa Ortet (Karaté).

A terminar a cerimónia teve lugar a atribuição, a título póstumo, de duas Medalhas Municipais de Mérito – Grau Ouro. O reconhecimento à memória de António Domingos Silva Ribeiro, amante da fotografia, arte com a qual muito valorizou e divulgou o património cultural, social e humano do Concelho de Azambuja; e também ao legado de Humberto de Jesus Gomes, antigo membro da Assembleia Municipal de Azambuja e dirigente associativo na Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e na delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.


“Juros da habitação vão baixar, mas não vamos regressar ao facilitismo do passado” – Nelson Neves

Esta é a edição de maio do “Portugal Atual”, uma rúbrica mensal de comentário da atualidade regional e nacional assinada por Nelson Neves, colaborador do Fundamental Canal, especialista em recuperação e revitalização de empresas e docente universitário.