Alenquer: dois homens foram detidos pela GNR por burlas no valor de meio milhão de euros

A GNR de Alenquer deteve dois homens referenciados pelo desvio de paletes e caixas usadas como vasilhame de produtos. Estas práticas levadas a cabo pelos suspeitos de 47 e 26 anos lesaram em meio milhão de euros várias empresas na área da Grande Lisboa.

A GNR de Alenquer deteve dois homens referenciados pelo desvio de paletes e caixas usadas como vasilhame de produtos. Estas práticas levadas a cabo pelos suspeitos de 47 e 26 anos lesaram em meio milhão de euros várias empresas na área da Grande Lisboa. Os suspeitos foram constituídos arguidos e a investigação continua.

De acordo com fonte oficial da GNR citada pela agência Lusa os dois homens estavam profissionalmente ligados às empresas que prejudicaram e tiraram proveito dessa relação para planear um esquema de desvio e venda de vasilhame (paletes e caixas) de empresas multinacionais da área do retalho. De acordo com a mesma fonte esta ação criminosa contou com a ajuda de outros colaboradores.

Durante um ano estes dois homens de Alenquer apropriaram-se ilegitimamente desses materiais, e desta forma lesaram várias empresas em aproximadamente meio milhão de euros, segundo afirmou fonte oficial da GNR. A mesma fonte adiantou que a prática ilícita pode ter como consequência o aumento do custo dos produtos nos mercados porque a aquisição de novo vasilhame tem impacto na cadeia logística.

Os dois homens foram detidos nesta última terça-feira em Alenquer por suspeitas dos crimes de abuso de confiança e de recetação, sendo que a detenção sucedeu na sequência de uma denúncia. A GNR efetuou ainda uma busca domiciliária, três em veículo e duas num armazém, vindo a recuperar e a apreender alguns milhares de paletes de vários modelos, quase quatro mil caixas desdobráveis, três palotes, oito bacias de retenção plásticas, 500 euros em dinheiro, dois telemóveis e vários documentos.