Junta de Freguesia e Autarquia de Azambuja foram ao limite para sensibilizar a empresa estatal Infraestruturas de Portugal para a necessidade de consertar os elevadores que dão acesso à passagem pedonal superior da Estação da CP de Azambuja. Muitos são os utentes que se vêem “gregos” para transpor a linha por causa destas avarias. A IP diz que vai arranjar os elevadores no próximo mês de junho.
A Infraestruturas de Portugal respondeu aos insistentes contactos da Câmara de Azambuja, que por sua vez fez eco de uma preocupação já manifestada publicamente pelo executivo da Freguesia liderado por André Salema. O intuito foi o de solicitar uma intervenção que resolva de forma duradoura as sucessivas avarias dos elevadores da estação ferroviária.
A Câmara de Azambuja recebeu agora uma comunicação enviada pela Direção do Departamento da Gestão dos Serviços da Rede da empresa Infraestruturas de Portugal, que diz de forma resumida: “A Infraestruturas de Portugal, S.A. informa que está empenhada em resolver prontamente as situações de indisponibilidade dos elevadores. A reparação das avarias, em sua maioria decorrentes de atos de vandalismo ou utilização inadequada, é realizada com a máxima celeridade”.
A mesma fonte da empresa acrescenta: “Estamos a desenvolver ações de renovação e modernização de elevadores na Linha do Norte. A intervenção de renovação e beneficiação dos elevadores da Azambuja será subsequente à conclusão destas, e contemplará a substituição integral do comando/instalação elétrica e eletrónica, portas da cabine, portas de patamar, pavimento, teto e iluminação, com a qual se pretende assegurar melhores condições de funcionamento, maior durabilidade e fiabilidade dos equipamentos”. A Infraestruturas de Portugal garante, e citamos, que “a previsão para o início dos trabalhos de reabilitação dos elevadores da Azambuja é o próximo mês de junho, estimando-se um prazo de 4 semanas para a conclusão dos trabalhos.”