
O Partido CHEGA surpreendeu os mais agarrados à tradição eleitoral portuguesa com a obtenção de um arrebatador terceiro lugar nas eleições legislativas que tiveram lugar no último dia 10 de março. A dar a cara pelo CHEGA ao lado de André Ventura está Pedro Pinto, Deputado à Assembleia da República e líder parlamentar do partido que resume em votos obtidos o descontentamento de parte dos portugueses.
Pedro Miguel Soares Pinto começou o seu percurso de comunicador precisamente aqui no Fundamental, tendo sido nos primeiros anos deste jornal responsável, juntamente com Catarina Bexiga, pela secção de Tauromaquia do então periódico em formato de papel. Essa colaboração durou alguns anos e começou em 1993, tinha então o jovem Pedro Pinto 16 anos. Terminou com a chegada da faculdade, quando o agora líder parlamentar do CHEGA ingressou na Universidade Autónoma de Lisboa.


Atualmente Pedro Pinto é Deputado da Assembleia da República Portuguesa desde 2022, quando então foi eleito no sufrágio que daria maioria absoluta ao PS de António Costa. Menos de dois anos passados e eis que o país regressa de novo às urnas, desta vez para castigar socialistas e multiplicar por 4 a representação do CHEGA o que, para muitos, não deixa de ser uma surpresa. Refira-se que Pedro Pinto foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Algarve e foi mesmo o primeiro deputado do partido criado por André ventura a ser eleito para a Assembleia da República.