A iniciativa já vai na sua 41ª edição: o Concurso de Vinhos do produtor é um dos mais antigos da região e continua aberto a todos os vitivinicultores do Concelho de Azambuja. A edição deste ano vai celebrar a colheita de 2023 e, à semelhança dos anos anteriores, tem o concurso aberto às categorias de vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos rosés.
Neste concurso promovido pela Autarquia de Azambuja serão premiados os melhores vinhos com recompensas monetárias, além dos habituais troféus alusivos ao evento. O segundo e o terceiro classificados em cada uma das três categorias receberão, respetivamente, 750, 500 e 250 euros. António José Matos refere a este propósito: “Estes prémios tem o objetivo de, por um lado, incentivar todos os produtores a participar e, por outro, recompensar o esforço e o saber dos que obtêm os melhores resultados”.
O concurso será realizado nos moldes tradicionais de “prova cega”, e o júri convidado será composto por vários técnicos especializados na área, como tem acontecido em anos anteriores. “O profissionalismo do evento é assegurado por enólogos em representação, nomeadamente, da Comissão Vitivinícola Regional CVR-Tejo, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Associação Portuguesa de Enologia, entre outros”, complementa o vice-presidente da Câmara de Azambuja.
As inscrições estão a decorrer até dia 29 de fevereiro e os vitivinicultores interessados poderão efetuar a sua inscrição na Junta de Freguesia de residência ou no Posto de Turismo de Azambuja. Os resultados serão divulgados no decurso do mês de abril, em data a anunciar pelo Município.