Hora do Conto regressa às Bibliotecas do Concelho de Salvaterra e envolve mais de 1300 crianças

A Hora do Conto está de volta às Bibliotecas Municipais do concelho de Salvaterra até fevereiro e envolve mais de 1300 crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra e ainda das IPSS’s do Concelho.

A Hora do Conto está de volta às Bibliotecas Municipais do concelho de Salvaterra de Magos. Esta iniciativa decorre até fevereiro e envolve mais de 1300 crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra e ainda das IPSS’s do Concelho.

A autarquia de Salvaterra esclarece tratar-se de um programa de animação e promoção da leitura que pretende despertar nos mais novos o interesse pelos livros, ao mesmo tempo que lhes permite conhecer os espaços das bibliotecas municipais de Salvaterra de Magos, do Mercado de Cultura de Marinhais e do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, locais onde vai decorrer a atividade.

Os livros escolhidos para esta edição são: “Posso juntar-me ao clube?” de John Kelly, para as crianças do pré-escolar: uma história sobre amizade, diferença, tolerância e um clube onde todos podem entrar; e “Procura-se! Ralfy, o coelho ladrão de livros” de Emily Mackenzie, para o 1º ciclo, uma história que acompanha as aventuras e desventuras de um coelho cujo amor por livros o coloca em apuros e que pretende apelar a qualquer criança que, tal como o Ralfy, adore livros também.

Da iniciativa consta igualmente uma atividade de expressão plástica relacionada com as histórias contadas e uma visita às exposições que se encontram patente em cada espaço. Acrescentamos que nos últimos dez anos a Câmara de Salvaterra, presidida por Hélder Esménio, tem vindo a apostar na edição e publicação de livros infantojuvenis com o objetivo de, com histórias lúdicas e divertidas, captar a atenção e o interesse das crianças para a leitura e para a história, património e cultura do concelho.