Vereadora Helena Neves ao F-Canal: “Cultura está sempre presente em todos os eventos de Salvaterra”

O Fundamental Canal convidou a responsável pela pasta da Cultura na autarquia de Salvaterra de Magos para explicar aos nossos leitores e seguidores deste canal a importância que a vertente cultural encerra para o executivo liderado pelo engenheiro Hélder Esménio.

O Fundamental Canal convidou a responsável pela pasta da Cultura na autarquia de Salvaterra de Magos para explicar aos nossos leitores e seguidores deste canal a importância que a vertente cultural encerra para o executivo liderado pelo engenheiro Hélder Esménio. Helena Neves afirmou neste contexto, e citamos, que “a Cultura é essencial e está sempre presente nos eventos levados a cabo pela autarquia”.

Este convite a Helena Neves surge no contexto das Jornadas da Cultura que estão a decorrer no Município de Salvaterra e que se prolongam até ao próximo domingo, dia 17 de setembro. A décima edição deste grande evento cultural ficou marcada pela inauguração das obras de requalificação da centenária Escola “O SÉCULO” no dia 9 de setembro, numa cerimónia que contou a presença de largas dezenas de pessoas.

Este edifício histórico, localizado no centro da vila sede de concelho, foi construído originalmente através de uma subscrição pública feita pelo Jornal “O SÉCULO” após o sismo de 1909, tendo sido projetado pelo Arquiteto Ventura Terra, um dos maiores arquitetos portugueses do início de séc. XX.

A Escola “O SÉCULO” abriu portas a 26 de janeiro de 1913 e funcionou com essa valência durante cerca de 70 anos – era também ali que todos os alunos do concelho faziam o exame da 4ª classe -, tendo terminado a sua atividade no ano letivo de 1983/ 1984.

O espaço, que funcionou depois como Biblioteca Municipal durante cerca de duas décadas, passa agora depois de requalificado a disponibilizar um amplo auditório que pode ser utilizado como espaço de reunião, de encontro ou de convívio, estando ao serviço da economia e da cultura, mas também do movimento associativo local.

Na cerimónia de inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, frisou que “celebramos a devolução à comunidade local deste emblemático edifício, depois de investirmos cerca de 900 mil euros na sua preservação e requalificação, pondo fim ao processo de degradação que o atingiu”.

Veja aqui no Fundamental Canal a entrevista de Helena Neves: