
A Agroglobal assume-se como a maior feira agrícola realizada em Portugal. Este certame é exclusivamente dedicado a profissionais do sector e a edição deste ano decorre em Santarém até dia 7 de setembro, com palco no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).
Durante a inauguração do evento Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou, e citamos, a “forte atividade do setor agrícola na nossa região e a realização desta importante feira em Santarém, que vem reforçar o envolvimento da autarquia na dinamização deste setor”.

O autarca fez-se acompanhar por João Teixeira Leite, Vice-Presidente da edilidade, e por Nuno Russo, vereador do executivo que lidera, entre outros autarcas e entidades. “A IX edição da Agroglobal vai ser palco de congressos, conferências, colóquios e workshops, com várias novidades associadas à transformação digital e à sustentabilidade, num ambiente de partilha de conhecimento visando o agro-negócio”, acrescentou Ricardo Gonçalves.
A organização instalou campos permanentes de vinha, olival, amendoal, aveleiras, nogueiras, pomares de maçã e pêra e uma mostra de espécies florestais com eucaliptos, pinheiros, sobreiros, castanheiros e carvalhos.
A iniciativa tem também uma “Agro Arena” onde operaram máquinas e equipamentos de mobilizações de solo e máquinas florestais e na zona de Campos de Cultivo, num espaço contíguo ao CNEMA, os agricultores podem realizar visitas guiadas a culturas como milho, tomate, pimento, arroz (com rega gota a gota), cânhamo, grão-de-bico, feijão e culturas regenerativas (plantas melhoradoras do solo), assim como observar demonstrações com drones, colheitas ou sistemas de rega.