
Uma comitiva de 17 professores que participam no projeto Erasmus+ da Escola Superior do Politécnico de Santarém foi recebida recentemente no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Trata-se de um grupo composto por 13 professores da Bulgária e quatro da Grécia que veio até Santarém para debaterem o tema deste projeto que em português significa: “A sala de aula da escola primária – abordagens de ensino eficazes para uma sala de aula inclusiva por meio de ferramentas e recursos de Ensino Não Formal”.
Diogo Gomes, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, deu as boas-vindas a todos os participantes neste curso Erasmus+, afirmando: “gostaria de elogiar cada um de vocês pelo vosso compromisso com a educação e pela dedicação que têm aos vossos alunos; vocês desempenham um papel fundamental na formação das mentes da próxima geração e a vossa presença aqui é uma prova vossa paixão inabalável pelo ensino”.

O Vereador reiterou a importância deste curso Erasmus+, explicitando: “está focado em abordagens de ensino eficazes para uma sala de aula inclusiva, que é de extrema importância no cenário atual da educação. A educação inclusiva não é apenas um conceito; é um direito fundamental que todas as crianças merecem ter”.
Este curso tem a duração de sete dias e tem o objetivo de capacitar os professores do ensino fundamental com ferramentas e conhecimentos para organizarem sessões de treino relevantes para seus alunos, de modo que o processo de ensino atenda às necessidades de todos. Uma abordagem diferente para que os alunos possam ter uma mente mais aberta e possam adquirir a capacidade de exercerem uma cidadania ativa, de acordo com fonte da autarquia.