Santiago Abreu é um menino exemplar e fez questão de o demonstrar no passado sábado. Este jovem futebolista de 10 anos representa o Aveiras Sport Clube no escação Benjamins sub-11 e viu o Cartão Branco mostrado pelo árbitro da partida realizada contra o Juventude da Castanheira. Motivo: o juíz da partida assinalou uma grande penalidade a favor do Aveiras por falta que o jovem Santiago fez questão de esclarecer que não sofreu.
O Aveiras referiu-se ao facto na sua página oficial: “No passado sábado o nosso atleta Santiago Abreu viu ser assinalado uma grande penalidade a favor do Aveiras de Cima. Com a educação e a aprendizagem incutida no nosso clube dirigiu-se ao árbitro da partida dizendo que não era penalty. Dai resultou um cartão Branco símbolo do Fair Play”. O ato de Santiago ganha ainda maior destaque porque o Aveiras acabaria por perder o jogo por 3-4.
O Cartão Branco foi instituído pela FIFA como meio de premiar o fair play e visa “reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes por jogadores e treinadores directamente envolvidos nas provas e também os espectadores”, de acordo com fonte da própria FIFA. Já o exemplo de Santiago Abreu é merecedor de ter todo o destaque, e motivo para acreditarmos que o futuro só poderá ser melhor, no futebol como em muitas outras vertentes da sociedade.